Esportes

Cristian Souza é o novo técnico do Cianorte

Cristian Souza foi escolhido pela diretoria para comandar o Cianorte na temporada 2019 (Foto: ALBARI ROSA)

O mistério chegou ao fim. Após uma série de reuniões e entrevistas com diversos nomes que estavam em pauta, o Cianorte FC definiu seu novo comandante para a temporada 2019. Trata-se de Cristian de Souza, 40, ex-Paraná Clube. O treinador foi anunciado oficialmente no início da tarde desta sexta-feira, 3.

O novo técnico se encaixa exatamente no perfil traçado pela diretoria: jovem, vibrante e ambicioso. Para definir a escolha, a direção do Leão do Vale teve longas conversas com Cristian e, inclusive, tirou referências nos antigos clubes e atletas já comandados por ele.

“Estamos felizes com a escolha. Apesar de jovem, o Cristian é bastante experiente. Teve oportunidade de trabalhar em vários clubes grandes nas categorias de base, ajudou a montar o elenco do Paraná Clube que conquistou o acesso à Série A no ano passado. É um treinador bastante enérgico. Então, veio ao encontro das nossas vontades. É um treinador que condições de nos levar aos objetivos que traçamos para o ano que vem, que é ficar entre os três no Campeonato Paranaense e conquistar o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro” afirmou o presidente do Cianorte FC, Lucas Franzato, em entrevista à Tribuna de Cianorte.

De acordo com o treinador, o projeto e a “boa fama” do clube no meio do futebol foram determinantes na hora de aceitar o convite.

“O Cianorte já tem um nome consolidado no cenário nacional. As pessoas que cercam o Cianorte passam total respaldo para um profissional tomar esta decisão. O clube tem um objetivo bem claro que é chegar à Série C do Brasileiro. Essas projeções, esses objetivos marcantes, são o que me fazem aceitar este convite” afirmou Cristian de Souza ao site oficial do Cianorte FC.

Para escolher o novo técnico, a diretoria do Leão do Vale realizou um processo seletivo, conversando pessoalmente com os nomes que foram colocados em pauta. O método utilizado pela diretoria do Leão do Vale foi bastante elogiado por Cristian de Souza.

“Passei por um processo que achei muito bacana e inovador. Tive duas reuniões com toda a diretoria do clube, onde pude explanar minhas ideias e também ouvir o que a diretoria pensa sobre o futebol. Foram mais de três horas de conversas, onde eu pude apresentar minha forma de trabalho, tanto  metodológico, como conceitual” explica.

A princípio, o objetivo é realizar, ao menos, 50 dias de pré-temporada visando as disputas de 2019. Todos os membros da comissão técnica foram mantidos: Irineu Ricardo (auxiliar técnico), Patrick Belletti (preparador físico), Santos Pretestato (preparador de goleiros), Rogério Aureliano (massoterapeuta), Marcos Henrique (auxiliar prep. Físico) e Newton Barbosa (mordomo). A diretoria do clube já informou que contratará um analista de desempenho para integrar a comissão técnica. O novo profissional deve ser anunciado nos próximos dias.

CARREIRA

Gaúcho de Quaraí (RS), Cristian Ziani de Souza foi atleta até os 24 anos e abandonou cedo a carreira de jogador para trabalhar à beira dos gramados. O treinador passou pelas categorias de base de clubes como Grêmio (RS), Ceará (CE) e Figueirense (SC).

Com a carreira consolidada nas categorias de base, Cristian partiu para desafios no profissional, passando por clubes como Rio Branco (AC), Paraná Clube (PR), Esportivo (RS) e, por último, o Atibaia (SP).

Seu trabalho de maior destaque foi no Paraná Clube, onde permaneceu no comando por 15 jogos no Campeonato Brasileiro Série B de 2017. Naquele ano, o tricolor conquistou o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro após dez anos peregrinando pela segunda divisão.