Esportes

Cristian de Souza é apresentado oficialmente no Cianorte

Gaúcho, de 40 anos, Cristian chega com a missão de devolver a confiança ao torcedor
Cristian Souza foi apresentado em coletiva ao lado do presidente Lucas Franzato (D) e o gerente de futebol Adir Kirst (E) (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Começou a “era Cristian de Souza” no Cianorte Futebol Clube. O novo técnico do Leão do Vale foi apresentado oficialmente à imprensa na tarde desta quarta-feira, 8, em uma sala reservada nas dependências da Faculdade Facec. Após atender a imprensa de forma coletiva, o novo comandante concedeu uma entrevista exclusiva à Tribuna de Cianorte.

“Estou muito feliz. O projeto apresentado mostra muita coerência e organização. Todos os que cercam o clube, os profissionais que passaram por aqui, fidelizam esta organização. É um projeto de médio a longo prazo, onde vou desenvolver meu trabalho e ajudar o clube nesse crescimento” afirmou Cristian.

Gaúcho, de 40 anos, Cristian chega com a missão de devolver a confiança ao torcedor, que está desgastado, principalmente, pela péssima campanha do clube no Campeonato Brasileiro Série D, no qual foi eliminado ainda na primeira fase.

Esta será a segunda passagem de Cristian de Souza pelo futebol paranaense. Em 2017, o treinador comandou o Paraná Clube em 15 jogos do Campeonato Brasileiro Série B. Em 2019, o Cianorte FC disputará o Campeonato Paranaense e o Campeonato Brasileiro Série D.

A diretoria do clube já deixou claro os objetivos para a próxima temporada: ficar entre os três melhores do Estadual e lutar pelo sonhado acesso à Série C do Brasileirão. O novo comandante, que tem contrato até o término da competição Nacional, comentou sobre a responsabilidade.

“Isso é o que motiva. O ruim é chegar em um lugar que não têm objetivos. Eu vejo um ano de 2019 muito promissor. Com pés no chão, muita calma, e muita conversa, trabalharemos para colocar o Cianorte onde ele tanto quer” afirmou o treinador.

Oficialmente na condição de técnico do Leão do Vale, Cristian agora participará dos bastidores que antecedem a apresentação da equipe para os trabalhos de pré-temporada. Ele participará ativamente da montagem do novo elenco, que ainda não tem data definida para iniciar os trabalhos com foco em 2019.

“Os jogadores se apresentam no final do mês de novembro. Ainda definiremos a data. Mas, nós, da comissão técnica, já começamos a trabalhar. Estamos acompanhando os jogos que acontecem no Brasil todo durante o segundo semestre. Estamos atentos, fazendo contatos, e viajando bastante. Dessa forma, criamos uma coerência na hora de indicar algum jogador para a direção” concluiu Cristian.

CARREIRA

Cristian Ziani de Souza foi atleta até os 24 anos e abandonou cedo a carreira de jogador para trabalhar à beira dos gramados. O treinador passou pelas categorias de base de clubes como Grêmio (RS), Ceará (CE) e Figueirense (SC).

Com a carreira consolidada nas categorias de base, Cristian partiu para desafios no profissional, passando por clubes como Brasil de Farroupilha (RS), Rio Branco (AC), Paraná Clube (PR), Esportivo (RS) e, por último, o Atibaia (SP). Na equipe paulista, Cristian nem chegou a estrear em jogos oficiais. Em comum acordo com a direção, o treinador se desligou da equipe ainda na fase de preparação para a disputa da Copa Paulista.

Seu trabalho de maior destaque foi no Paraná Clube, onde permaneceu no comando por 15 jogos no Campeonato Brasileiro Série B de 2017. Naquele ano, o tricolor conquistou o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro após dez anos peregrinando pela segunda divisão.