Cidades

Crea vai fiscalizar cerca de 50 empresas em situação irregular em Cianorte

Na próxima semana, Crea vai fiscalizar empresas de Cianorte (Foto: ARQUIVO/CREA)

A partir de segunda-feira (23) até quinta-feira (26), fiscais do Crea-PR (Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná) irão intensificar as fiscalizações nas empresas de Cianorte. O alvo serão os estabelecimentos  que apresentam indícios de irregularidade, como a falta de profissional técnico habilitado para os serviços prestados. Nesta semana, cerca de 300 empreendimentos estão sendo avaliados e, na próxima, quase 50 deles terão a ação fiscalizatória in loco.

As empresas na lista das vistorias são dos segmentos da construção civil; fabricação de estruturas metálicas; serviço de controle e pulverização de pragas agrícolas; instalações elétricas, de piscinas e ar-condicionado, entre outras. A análise é dos contratos sociais e CNPJ, que indicam se a empresa pode realizar atividades de engenharia. Também estão sendo verificados os processos licitatórios do município que tiveram a participação de empresas cianortenses. Segundo o facilitador de Fiscalização do Crea-PR, engenheiro civil Djalma Bonini Júnior, a fiscalização coíbe o exercício ilegal das profissões de engenharia e dá segurança à população.

A inspetoria de Cianorte tem 786 profissionais de engenharia registrados no Crea-PR e 270 empresas, mas o número de engenheiros e estabelecimentos pode ser maior. Até este mês, das 20.308 fiscalizações realizadas no Estado, 21,50% das ações ocorreram na Regional Maringá (que compreende 112 municípios). A região de Cianorte, que soma 18 cidades, concentrou 10% das fiscalizações realizadas.