Coritiba e Toledo vão decidir 1º turno do Paranaense

Após avançarem nos pênaltis em seus jogos neste domingo (17), Coritiba e Toledo farão a final da Taça Barcímio Sicupira Júnior, o 1º turno do Campeonato Paranaense. O Coxa empatou sem gols com o FC Cascavel no estádio Olímpico Regional, com o adversário desperdiçando uma batida nas cobranças alternadas. O Toledo ficou no 1 a 1 com o Operário no estádio 14 de Dezembro; nas penalidades, com mais erros do que acertos (das nove cobranças, cinco foram desperdiçadas), o Porco despachou o Fantasma. 

A decisão do 1º turno do Estadual deverá ser no próximo domingo (24), com a homologação pela FPF (Federação Paranaense de Futebol) ocorrendo ao longo desta semana. O regulamento do campeonato é ambíguo no item que detalha o mando da final. O documento prevê que a vantagem é do melhor classificado geral, considerando somente a classificação da primeira fase. O Toledo foi o melhor classificado, pois avançou como líder do grupo; entretanto, o Coritiba, mesmo passando em segundo lugar na outra chave, teve a mesma pontuação do Porco e no saldo de gols foi melhor. 

O campeão do turno sairá em partida única e terá garantida uma vaga na final do Paranaense, que terá dois duelos, com o clube de melhor campanha geral podendo decidir em casa. Se um mesmo time vencer os dois turnos, será o campeão de forma direta. Os finalistas da Taça Barcímio Sicupira Júnior já se enfrentaram 18 vezes na história, com 13 triunfos para o Coxa e apenas quatro para o Toledo, com um empate. No último encontro entre as equipes, na primeira fase, o compromisso terminou 0 a 0 no Couto Pereira. O Porco avançou na ponta do grupo A, com dez pontos. O Coritiba foi o segundo do B, com a mesma pontuação. 

Jogos 

Apesar da igualdade no placar, o Toledo foi superior ao Operário no decorrer do confronto. O zagueiro Eduardo abriu o marcador ainda no primeiro tempo, porém, o Fantasma conseguiu deixar tudo igual no finalzinho do segundo, com o meia Cleyton. Nos pênaltis, o Porco errou duas cobranças e o time de Ponta Grossa três, ficando 3 a 1. 

O jogo entre Coritiba e FC Cascavel foi mais morno, com o goleiro Wilson salvando a equipe curitibana das investidas da Serpente, inclusive defendendo pênalti mal batido no tempo normal pelo atacante Ricardo Lobo. Nas cobranças, o Coxa converteu todas as cinco e o adversário parou no goleiro na quarta.