Copa Amenorte 2019 começa no dia 1º de setembro com apenas cinco equipes

Após incertezas, indefinições e várias reuniões realizadas, a organização da Copa Amenorte de Futebol Amador Regional confirmou que haverá competição em 2019. Porém, a edição deste ano será mais modesta em relação ao ano passado. Apenas cinco equipes confirmaram suas inscrições: São Manoel do Paraná, Jussara, Tapejara, Paraíso do Norte e Japurá. Em 2018, foram 15 equipes na disputa.

A competição terá chave única, onde as equipes jogarão entre si no sistema de turno e returno. As quatro melhores equipes ao término da primeira fase avançam para as semifinais, disputadas em jogos de ida e volta através dos seguintes cruzamentos: 1º x 4º e 2º x 3º.

O campeão fatura uma premiação no valor de R$ 12 mil, enquanto o vice leva para casa a quantia de R$ 5 mil. O início das disputas está previsto para o dia 1º de setembro.

A edição 2019 da Copa Amenorte não contará com equipes tradicionais do futebol amador da região. Atual campeão, o Grêmio Esportivo Guaporema optou por ingressar na Liga de Goioerê. Algumas mudanças no regulamento não agradaram a diretoria da equipe, que preferiu desistir da participação.

Já a Associação Atlética Cianortinho, semifinalista do ano passado e atual campeã da Liga Desportiva de Maringá, alegou a falta de tempo hábil para realizar o planejamento necessário para disputar a competição em boas condições de brigar pelo título. Para não manchar o bom trabalho que vem sendo feito, a diretoria optou pela não participação na Copa Amenorte 2019.

O calendário do Cianortinho em 2019, porém, ainda não acabou. A equipe disputará o Campeonato de Veteranos 2019, organizado pela Liga de Futebol de Loanda. A competição se inicia no próximo fim de semana.