Cidades

Conselho Estadual do Trabalho analisa geração de emprego na região

Representantes de agências do trabalhador apresentaram dados e falaram sobre os desafios do setor
["A Reuni\u00e3o T\u00e9cnica do Conselho foi realizada na C\u00e2mara Municipal de Cianorte ","",""] (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Membros do Conselho Estadual do Trabalho (CET) estiveram em Cianorte, na última quarta-feira (25), para conhecer a situação local e planejar estratégias e ações que possam melhorar o atendimento das agências do trabalhador e retomar a geração de emprego na região. A Reunião Técnica também contou com a presença do presidente do CET, Adriano Carlesso, e do secretário especial do Trabalho e Relações com a Comunidade, Paulo Rossi, que falaram sobre a conjuntura estadual e esclareceram questionamentos de representantes de sindicatos e lideranças.

Integrantes das agências do trabalhador da região de Cianorte e Umuarama expuseram a situação do mercado de trabalho regional e discutiram as políticas públicas aplicadas no Paraná para o setor. Apesar do mês de junho ter sido negativo de forma geral, a região ainda mantém um saldo positivo no acumulado do ano. A representante do Observatório do Trabalho, Suelen Glinski, destacou Cianorte como oitava cidade no ranking estadual da geração de empregos do primeiro semestre.

Para o chefe do Escritório Regional de Cianorte, vinculado ao Departamento Estadual do Trabalho (DET) da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), Sidnei Rodrigues de Souza, o setor da confecção perdeu muitos postos nos últimos anos. “Nós já estivemos bem melhor no ranking estadual, mas o setor foi prejudicado por diversos fatores e acabou demitindo muito. As novas tecnologias, a concorrência desleal com a China e a crise acertaram em cheio as fábricas e facções. Agora, precisamos saber como enfrentar isso e fazer com que o trabalhador seja menos prejudicado.”

Para o secretário Paulo Rossi, a reestruturação de uma pasta do trabalho é o início da retomada de fortalecimento do setor. “Nosso objetivo agora é distribuir recursos e investir na estruturação das agências e em qualificação de mão de obra”, afirmou.

O prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno; o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Wanderley Fernandes; o vereador Victor Hugo Davanço e o prefeito de Tuneiras do Oeste, Taketoshi Sakurada (Bóia) também acompanharam a reunião.