Agricultura

Conselho de Desenvolvimento Rural define compra de insumos

Conselho de Desenvolvimento Rural se reuniu na quinta-feira. (Foto: ASSESSORIA PMC )

Em reunião realizada na tarde dessa quinta-feira (14), nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Cianorte (CMDR), traçaram as diretrizes dos investimentos que devem ser efetuados com o Fundo de Desenvolvimento Rural, estimado em aproximadamente R$ 300 mil, referente a 1% dos recursos repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Durante o encontro, o Conselho definiu que o recurso será utilizado para a compra dos adubos químicos, 04-1408, utilizado para o plantio de hortaliças, que será repassado aos associados da Feira do Produtor, e o 20-0520, muito usado como adubo de cobertura, que será doado aos demais pequenos produtores. “Depois de ouvir a opinião de todos os presentes, chegamos a um consenso, e tenho certeza de que estes produtos irão contribuir muito para aumentar a produtividade das lavouras”, contou o presidente do Conselho, Luiz Gavioli.

Os insumos serão adquiridos por meio de processo licitatório e a previsão de repasse aos produtores é o segundo semestre deste ano. Os interessados em receber os produtos já podem efetuar a inscrição. “Basta comparecer à sede da Secretaria de Agricultura, localizada no térreo do Paço Municipal, e apresentar a DAP e análise de solo”, explicou o chefe da Divisão de Assuntos Comunitários Rurais, Juliano José Berto. “Nossa expectativa é de que possamos atender entre 280 e 300 pequenos produtores”, concluiu.

Também participaram da reunião os conselheiros: Márcia Pereira (vereadora); Sidney Aparecido de Oliveira Sá (presidente da Associação da Feira do Produtor Rural de Hortifrutigranjeiros de Cianorte); Rodrigo Panucci Cervantes (Secretaria Municipal de Agricultura); Edson Tampeline (Emater); e os produtores Dorival Martelli Santiago e José Catarino.