Cidades

Concurso Talento Mirim escolhe desenhos para os carnês de 2020

Três primeiros colocados receberão troféus e bicicletas. Premiação acontece no dia 26 de outubro, durante a Semana Cultural
(Foto: Divulgação )

As capas dos carnês de IPTU, Alvará e ISS de 2020 de Cianorte serão escolhidas pela população, por meio de enquete. Para isso, basta votar, até o dia 20 de setembro, num dos concorrentes apresentados no site do Município (www.cianorte.pr.gov.br). São oito opções de desenhos, que têm como tema “As belezas do Paraná”, efetuados por alunos de 5º ano e que fazem parte do 2º Concurso Talento Mirim, uma iniciativa da Prefeitura, por meio do Gabinete e das secretarias de Finanças e de Educação e Cultura, que movimentou todas as escolas, tanto da rede pública quanto da privada, para captar a visão da infância sobre o estado.

“Nesse ano tivemos uma participação ainda maior da comunidade escolar. Cada instituição selecionou e enviou um desenho de cada 5º ano, que somou o total de 44. Uma comissão formada por servidores municipais analisou as produções, sendo que cada membro, de maneira individual e secreta, apontou suas preferências. A soma de votos resultou na escolha das obras para a enquete pública”, descreve a secretária de Finanças, Jolanir Belone.

Para a chefe de Gabinete e procuradora jurídica, Dra. Glaucilene Águila Porcel, a publicação dos desenhos nos boletos é um instrumento que garante visibilidade ao trabalho dos alunos. “São aproximadamente 40 mil endereços do município que receberão os carnês. Aproveitamos para agradecer, de maneira especial, cada instituição de ensino participante”, salienta.

“Nosso objetivo é dar visibilidade à criatividade dos estudantes, por meio de documentos que chegam à grande parte dos moradores do município. É uma oportunidade que cada um teve de expor sua visão sobre as belezas do Paraná e, assim, estimular a aptidão artística por meio do desenho”, destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.

De acordo com o regulamento, uma mesma pessoa pode votar quantas vezes desejar. Não é preciso realizar qualquer cadastro. A enquete será encerrada às 23h59 de 20 de setembro (sexta-feira), sendo que os três com maior pontuação irão ilustrar os carnês na ordem estabelecida de acordo com a quantidade de impressões (da maior para a menor), sendo: o 1º colocado o de IPTU; o 2º o de Alvará; e o 3º o de ISS. Todos os 44 trabalhados selecionados pelas escolas receberão medalhas e os três primeiros lugares troféus e bicicletas. A solenidade de premiação está marcada para o dia 26 de outubro, durante a Semana Cultural de Cianorte.