Cidades

Conclusão de obra na PR-082 é adiada para novembro

No final de agosto, Cida Borghetti havia anunciado a entrega para este mês.
Segundo o DRE, ritmo de serviços foi reduzido por conta do período chuvoso (Foto: DIVULGAÇÃO PRE)

As obras de construção da ponte sobre o Rio Catingueiro, no trecho da PR-082 entre Cianorte e Terra Boa, começaram há praticamente cinco meses e não ficarão prontas este mês, como esperado. Em visita à região no final de agosto, a governadora Cida Borghetti afirmou que a obra deveria ser concluída “até o final de setembro ou início de outubro”, mas o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) adiou a previsão de término para o mês que vem.

Em nota, o órgão afirmou que “a estrutura da ponte que está sendo construída está 80% executada” e que “o ritmo dos serviços foi reduzido por conta do período de chuvas que acomete a região, fator que interfere principalmente nos trabalhos de drenagem”. Ainda segundo o DER, “caso não ocorram novas interferências climáticas, a previsão é que a obra seja concluída no mês de novembro”. O investimento total do Governo do Estado na reconstrução da ponte é de R$ 3,62 milhões. Também estão previstos serviços de terraplanagem nas margens da rodovia.

Enquanto isso, quem precisa trafegar entre as duas cidades está utilizando o desvio em uma estrada municipal ou seguindo pela PR-323 para a PR-558, que passa pelo distrito de Malu. Aproximadamente 800 pessoas se deslocam diariamente entre Terra Boa e Cianorte a trabalho.

INTERDIÇÃO

A PR-082 foi totalmente interditada em 23 de março, quando um grande volume de chuvas levou toda a tubulação que dava passagem à água do rio Catingueiro e parte da pista, no km 246. As obras de construção da nova ponte começaram mais de dois meses depois, em meados de junho. A previsão inicial de conclusão era de quatro meses; depois o prazo foi estendido para seis meses.

Enquanto isso, moradores locais chegaram a construir uma ponte improvisada em um desvio que passava por uma propriedade particular para trafegar entre as duas cidades. A Prefeitura Municipal de Cianorte realizou melhorias em uma estrada rural que liga os municípios para que fosse utilizada como desvio oficial. (Com informações Agência Estadual)