Saúde

Comitê debate ações para combater o Aedes aegypti em Cianorte

["Comit\u00ea definiu a\u00e7\u00f5es para a Semana Nacional de Mobiliza\u00e7\u00e3o "] (Foto: ASSESSORIA PMC)

Formado por representantes de diversos segmentos da sociedade cianortenses, tanto de órgãos institucionais quanto de não-governamentais, o Comitê Municipal de Combate à Dengue efetuou reunião na manhã desta segunda-feira (12), na sede da Secretaria de Saúde, para avaliar o panorama da cidade quanto à presença do mosquito Aedes aegypti, bem como para discutir e estabelecer ações.

Em pauta, esteve o resultado do último Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), realizado no município entre 05 e 07 de novembro, que apontou médio risco de infestação do mosquito (1,1%). “É importante que a população redobre os cuidados, já que o clima mais quente favorece a proliferação do mosquito, lembrando que a consequência do descuido é a transmissão da dengue, zika e chikungunya”, salientou a supervisora do Programa de Combate à Endemias, Vera Fusisawa.

No encontro, também foram estabelecidas ações alusivas ao Dia D de Combate à Dengue. Haverá peças de teatro sobre o assunto do dia 26 a 30 de novembro nas escolas do município e, no dia 30, na Praça da Bíblia, às 14h30, para toda população. A comunidade também será convidada a participar ativamente do dia D, por meio das redes sociais. Cada cidadão poderá fazer um vídeo, eliminando os criadouros do mosquito em sua casa e postar nas redes sociais com a hashtag #DiaDCianorte.

“Desse modo, cada um estará influenciando e lembrando a sua rede de contatos sobre os cuidados necessários. O objetivo é formar uma corrente para que, neste dia, todos façam a sua parte para combater novos focos”, completou Vera. Ainda houve a indicação de dois membros do Comitê para o Conselho Municipal de Meio Ambiente.