Cidades

Comércio fica aberto até às 21 horas nesta quinta e sexta-feira e supermercados abrem no feriado

Objetivo do horário especial de atendimento no comércio é diminuir o prejuízo pelo fechamento no sábado
Supermercados vão abrir durante o feriado de 7 de setembro em Cianorte (Foto: Martins Neto / Tribuna de Cianorte )

Como o feriado do Dia da Independência em 2019 caiu no sábado, 7, o comércio de Cianorte vai atender até as 21 horas nesta quinta, 5, e sexta-feira, 6. O objetivo é amenizar os prejuízos ocasionados pelo fechamento das lojas justamente no dia em que o movimento costuma ser maior no setor varejista. A Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (Acic) informou que a medida foi em comum acordo entre os sindicatos dos Empregados no Comércio de Cianorte (Sindecc) e dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Cianorte (Sincovarte). Os supermercados, no entanto, fizeram um acordo à parte com seus funcionários e atenderão normalmente no feriado.

Segundo o presidente da Acic, Hércio Correia, trata-se apenas de uma autorização para o funcionamento em horário especial. Ou seja, a adesão à medida não é obrigatória aos lojistas.

“Ficou acordado entre o Sindicato dos Empregados no Comércio e o Sindicato Patronal a continuidade de atendimento do expediente até às 21 horas. Isso não quer dizer que seja obrigatório, apenas ficou autorizado a abrir. Evidentemente, o comerciante que não quiser abrir seu estabelecimento, poderá fecha-lo”, explica Correia.

Por outro lado, Correia entende o horário especial de atendimento incentivará os consumidores que não possuem tempo de ir às compras nos dias normais e, com isso, causar uma impulsão nas vendas.

“Para o comerciante, é uma oportunidade de agregar nas vendas. Ao menos é isso que o comerciante espera. Quando se tem um horário de atendimento estendido, evidentemente, aqueles que não podem comprar dentro do expediente normal, terão esta abertura do comércio até às 21 horas” ressalta.

Em relação às redes de supermercados, não haverá alteração nos horários de funcionamento. Um acordo entre as empresas e seus funcionários foi homologado no Sindecc e os estabelecimentos abrirão normalmente durante o feriado.