Cidades

Com suspensão da greve, carteiros retornam às atividades em Cianorte

Centro de Distribuição Domiciliária local espera normalizar entregas em uma semana
Centro de Distribuição Domiciliária de Cianorte opera normalmente (Foto: Martins Neto / Tribuna de Cianorte)

Atendendo ao pedido do Tribunal Superior do Trabalho (TST), os trabalhadores dos Correios de todo Brasil decidiram, na terça-feira, 17, suspender a greve da categoria até o dia 2 de outubro, data em que o TST irá julgar o dissídio coletivo. A greve começou no dia 11 de setembro e foi encerrada às 22 horas de terça-feira. Em Cianorte, os 10 carteiros do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) local, que cruzaram os braços durante o período, retornaram às suas atividades na quarta-feira, 18.

O CDD de Cianorte possui, ao todo, 25 funcionários, sendo que 17 deles desempenham suas funções exclusivamente no município. Os demais são responsáveis pelos atendimentos na região. Devido à greve, cerca de 60% dos carteiros que trabalham na unidade aderiram à greve.

Agora, a missão é regularizar as entregas que não foram realizadas por conta da paralisação parcial. No caso de Cianorte, as entregas de correspondências simples (cartas, extratos, faturas, etc.) foram as mais afetadas. No entanto, não há uma dimensão sobre o impacto na carga postal após os seis dias de greve na unidade local.

Através de sua assessoria de comunicação, a estatal informou à reportagem da TRIBUNA DE CIANORTE que está executando um plano de continuidade de negócios, com o objetivo de amenizar os possíveis danos à população. A previsão é de que o fluxo postal esteja regularizado em uma semana.
A rede de atendimento dos Correios está aberta em todo o país e os serviços, incluindo SEDEX e PAC, continuam sendo postados e entregues em todos os municípios.

REIVINDICAÇÕES

Além de ser contra a privatização da estatal, medida proposta pelo Governo Federal, a categoria pede o reajuste salarial compatível com a inflação atual e a manutenção de benefícios, como a manutenção de pai e mãe no plano de saúde.