Educação

Com apoio da Prefeitura, PROERD forma mais 970 alunos contra as drogas e a violência

Objetivo do Programa é prevenir o uso de entorpecentes entre crianças e adolescentes
(Foto: ASSESSORIA PMC )

Mais de quatro mil pessoas, incluindo alunos, pais, professores e convidados, se emocionaram na noite de quarta-feira (13), durante a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, e contou com a presença de 970 estudantes de 41 turmas, distribuídas em 13 escolas municipais. 

Satisfeito com os resultados alcançados, o comandante da 3ª Companhia da Patrulha Escolar Comunitária, Capitão Joel Guerreiro Martins, agradeceu a atual gestão pelos esforços e parceria. “A Prefeitura de Cianorte abraçou essa causa nobre, e juntos pudemos fazer a diferença em 970 famílias. Quero aqui deixar um recado aos pais, para que abracem seus filhos e os ouça sempre. A atenção em casa é fundamental para que os ensinamentos do Proerd deem resultados. Aos alunos, queremos que todos tenham uma vida repleta de vitórias e que repassem os conhecimentos adquiridos para as pessoas mais próximas”, disse.

Durante todo o ano, os monitores, soldados Rhay Farias e Ana Paula Mitz, atuaram em sala de aula com o propósito de auxiliar cada estudante a tomar decisões seguras e responsáveis, reforçando sua autoestima e desenvolvendo lições de cidadania. “Nas aulas, são apresentados temas como: a influência dos amigos, tipos de drogas e violência. Todas as atividades são acompanhadas pela equipe de educação. Se a gente trabalha através com a conscientização, não vamos precisar ter o combate”, comentou a secretária da pasta, Maria Neuza Casassa.

A noite foi marcada pela presença do mascote Dare e premiações, além de uma apresentação  musical realizada pelos policiais militares da Patrulha Escolar. No decorrer das aulas, os alunos produziram redações, nas quais destacaram o que de mais importante aprenderam com o programa, sendo premiados os três melhores textos com uma bicicleta cada um. Durante a solenidade, um estudante de cada turma foi presenteado, por meio de sorteio, com um leão de pelúcia, representando o mascote. “O Proerd muito nos orgulha. Investir em educação é primordial para o futuro do país. Nossas crianças aprendem ao longo do programa noções valorosas à vida, tornando-os adultos conscientes. Somos gratos ao apoio incansável da Patrulha Escolar pelo bom trabalho desenvolvido. Queremos envolver cada vez mais nossas crianças em projetos do bem, que levarão para o resto de suas vidas”, celebrou o prefeito Claudemir Bongiorno, acompanhado pelo vice, Beto Nabhan.