Com 800 crianças na espera, prefeitura planeja ações de melhoria nas creches

Após aprovação na Câmara de um projeto de lei que prevê a disponibilização das listas de espera dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em modo público, no site da prefeitura, a Tribuna de Cianorte perguntou ao prefeito Bongiorno quais medidas serão tomadas, qual a expectativa de implantar este sistema e se existe um projeto municipal para atender a essa nova exigência.

Segundo o prefeito, o munícipio aprovou o Plano Municipal de Educação, que estabelece metas e estratégias a serem cumpridas no prazo de 10 anos, dentre elas está a ‘definição de mecanismos de consulta pública da demanda das famílias por creches’. Para concretizar a estratégia, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura pretende promover ampla discussão envolvendo a sociedade e os órgãos responsáveis pela proteção à criança, visto que é necessário estabelecer critérios de matrícula que priorizem o atendimento daquelas em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, o município mantém um cadastro de espera em cada instituição de educação infantil para o atendimento de zero a três anos. Concomitante a implantação da lista pública, existe a previsão da criação de um Cadastro Único de vagas, o qual será amplamente discutido para estabelecer os critérios de organização e matrícula, explicou.

Ainda de acordo com o prefeito, a maior dificuldade do sistema hoje é que muitas famílias realizam o cadastro e não retornam para atualizar os dados no término ou início de cada ano letivo, tornando moroso o processo de chamamento.

Aproximadamente 830 crianças esperam por uma vaga nas 12 unidades de CMEIs em Cianorte. Porém, há a possibilidade de alguns nomes estarem repetidos, já que o cadastro pode ser feito em mais de um local.

O município atende hoje aproximadamente 1.587 crianças de 0 a 3 anos, em período integral, nos 12 CMEIs e mais uma unidade conveniada. Além disso, cerca de 1.289 crianças de 4 e 5 anos matriculadas na Educação Infantil/Pré-Escola são atendidas nos Centros Municipais de Educação Infantil, Escola conveniada e Escolas Municipais. A prefeitura também trabalha na construção de mais uma unidade de CMEI no bairro Verdes Campos, com capacidade de atendimento para mais de 185 crianças em período integral, além de outras ampliações nas unidades já existentes. A Secretaria Municipal de Educação, ainda trabalha com a elaboração de projetos com as equipes gestoras e docentes dos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais, que contemplam os mais variados objetivos em prol do pleno desenvolvimento das crianças.

*Entrevista exclusiva concedida à Tribuna de Cianorte, por meio da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cianorte.