Educação

Colégio de Cianorte continua com banheiros inacabados desde 2018

Alunos estão impossibilitados de usarem os banheiros; Fundepar ainda precisa liberar a ordem de serviço
Mais um ano letivo foi iniciado sem que a reforma do banheiro masculino do Colégio José Guimarães seja entregue (Foto: Arquivo/TRIBUNA DE CIANORTE)

O Colégio Estadual José Guimarães em Cianorte está com o banheiro masculino inacabado desde fevereiro de 2018. Com cerca 900 alunos, o colégio tem que disponibilizar o banheiro para deficientes com um único vaso sanitário para todos os meninos. Em 2018 a Secretaria de Estado de Educação destinou recursos para reformas nas escolas de Cianorte e região e o Núcleo Regional de Educação (NRE) levantou as principais necessidades de cada escola.

Segundo informações do NRE, a reforma dos banheiros foi licitada novamente no final do ano passado, e uma empresa de Maringá que ganhou a licitação. Agora é preciso aguardar o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) assinar os contratos e liberar a ordem de serviço para iniciar as obras, o que, segundo o NRE deverá acontecer em breve. “Não temos data definida, temos que aguardar os tramites”, afirmou um dos membros da equipe.

A quadra do colégio que também ficou parada foi finalizada.

Entenda o caso

A empresa Icoplan Construções foi a primeira responsável pelas obras no Colégio Estadual José Guimarães. A construtora, que tem sede em São Paulo, assumiu o contrato de reforma por licitação no dia 20 de fevereiro de 2018. Mas nenhuma obra foi concluída. O contrato com a empresa venceu no dia 13 de fevereiro de 2019.

Outro contrato foi feito com a construtora V. Martins, mas este teve fim em agosto de 2019. Uma nova empresa de Maringá ganhou outra licitação no final de 2019 e aguarda nova liberação de serviços.

Princesa Izabel

A Escola Estadual Princesa Izabel também passa pela construção da quadra de esportes. Os serviços que deveriam ter sido concluídos no final de agosto de 2018, mas que passou por atrasos decorrentes da greve dos caminhoneiros, períodos chuvosos, encaixes e adequações de cronograma e fornecimento de materiais por empresas terceirizadas, ainda não foi terminado.

Segundo informações do NRE até terça-feira da semana, dia 11, a quadra deve estar finalizada. “Tivemos um problema com a pintura do chão, acreditamos que devido a quantidade de chuva, a empresa está arrumando, acreditamos que até terça-feira da semana tudo pronto”, concluiu a equipe.