Agricultura

Clima favorece o campo e Seab espera safra recorde na região

Chove praticamente todo dia na região desde o final do plantio da soja, em meados de novembro. Com o tempo favorável, o Núcleo Regional da Secretaria de Abastecimento (Seab) de Cianorte prevê a melhor safra dos últimos cinco anos.

A estimativa é de que, em 2015, sejam colhidas 184 mil toneladas - aproximadamente 134 sacos por hectare; 28,5% a mais que na safra anterior. Em dezembro, a Seab contabilizou em 55.378 mil alqueires o total de área plantada com a cultura, um pouco mais que em 2013.

Apesar disso, se tudo ocorrer bem e o clima continuar favorável, a produtividade deve ser maior, mesmo com uma área menor, que a registrada na safra 2012/13. Naquele ciclo, o Departamento de Economia Rural (Deral) computou uma colheita com 183 mil toneladas em 58.391 alqueires.

Um dos fatores que fazem com que a produção aumente, apesar da área reduzida, é o investimento em tecnologia de campo, de acordo com os técnicos agrícolas.

Na avaliação do economista do Deral de Cianorte, Fábio Borges Camargo, o preço da commodity tem se mantido praticamente estável nos últimos três anos, o que, na opinião do especialista, dá mais segurança para o produtor investir em adubo, sementes e outras tecnologias.

Ele explica que, se continuar chovendo até o começo da colheita - inicialmente previsto para a segunda quinzena de fevereiro - a produtividade irá compensar a área reduzida.

“Acredito que 80% dos produtores que cultivam a soja nesta safra investiram em tecnologia. Isso é bom para o agronegócio, pois produz mais. Além disso, tivemos poucas chuvas no início do plantio, mas agora o cenário é outro e muitas lavouras se recuperaram”, analisa.

Praga

Apesar das boas expectativas, Camargo alerta que os produtores precisam ficar atentos à proliferação de pragas como a lagarta Helicoverpa armigera, pois, a presença rotineira das chuvas dificulta o controle do inseto o que pode comprometer no resultado da produção.

Tempo

O Instituto Meteorológico Simepar prevê chuvas para toda a região até a próxima terça-feira (13). Chove isoladamente em diversas áreas do município desde a última semana.

 

Divulgação

Estimativa do Deral é de que nesta safra sejam colhidas 184 mil toneladas, em Cianorte