Cidades

Ciscenop vai aumentar repasse da Santa Casa em 15% a partir de 2019

Consórcio discutiu com prefeitos da região os investimentos que devem ser aplicados no próximo ano
["Reuni\u00e3o definiu aumento de repasse \u00e0 Santa Casa de Cianorte"] (Foto: ASSESSORIA PMC)

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Centro Noroeste do Paraná (Ciscenop) vai aumentar em 15% o repasse de recursos destinados à Fundação Hospitalar Santa Casa de Cianorte. O hospital é referência no atendimento de urgência e emergência na região, mas para o próximo ano precisará de um aporte financeiro dos municípios que compõem o Ciscenop.  

O assunto foi debatido durante reunião do consórcio que aconteceu na manhã de ontem, 18, e que reuniu a diretoria do Ciscenop e prefeitos dos municípios que o compõe. A discussão aconteceu no gabinete do prefeito Claudemir Bongiorno. Além do aumento do repasse à Santa Casa foram discutidos ainda outros investimentos a serem aplicados para o ano de 2019. O consórcio é formado pelas cidades de Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara e Tuneiras do Oeste.

A abertura foi realizada pela secretária executiva do Consórcio, Andrea Fancelli, que fez uma breve explanação do projeto de investimentos para o próximo ano. Presente na ocasião, o diretor-geral da unidade hospitalar, Gilmar Célio, apresentou um balanço dos serviços realizados pela fundação. “Sem os recursos repassados pelos municípios, através do Consórcio, ficaríamos impossibilitados de continuar oferecendo o atendimento à comunidade, porém, para o próximo ano, necessitamos de mais investimentos”, destacou o diretor.

“Conhecendo a realidade dos municípios brasileiros, percebemos que o atendimento prestado pela Santa Casa de Cianorte tem sido fundamental para amenizar o sofrimento da nossa população”, pontuou o presidente do Ciscenop e prefeito de Tuneiras do Oeste, Taketoshi Sakurada (Bóia). “Sabemos que ainda há muito o que melhorar, e por isso estamos aqui reunidos, em busca da aperfeiçoar esse serviço oferecido à população”, concluiu o presidente.

“Como sede do Ciscenop, nós estamos acompanhando de perto a situação da saúde em nossa cidade. Já conseguimos resgatar a Santa Casa da situação precária que ela se encontrava quando assumimos a nossa gestão, e agora é o momento de programarmos os investimentos para o próximo ano”, ressaltou o prefeito Claudemir Bongiorno. “Sem a Santa Casa, tenho certeza que todos os municípios da região estariam sofrendo sérios problemas, e mesmo com as dificuldades que a legislação nos impõe, temos conseguido oferecer um atendimento digno para as pessoas”, finalizou.

Apesar de confirmar o aumento de 15% no repasse à casa de saúde, os valores atuais repassados pelo consórcio ao hospital não foram revelados.

Também estiveram presentes os prefeitos Tatinha (Jussara), Rodrigo Pezão (Tapejara), Ailton Valoto (Rondon); Orlando Perez Frazato (Japurá); Paulinho Mineiro (Indianópolis); o vice-prefeito de Cianorte, Beto Nabhan; além de secretários municipais de saúde, diretores, assessores jurídicos e de comunicação. (Com Assessoria PMC)