Saúde

Cinco unidades de saúde abrem neste sábado para atendimento às mulheres

["O hor\u00e1rio ser\u00e1 destinado ao exame cl\u00ednico de mamas, preventivo de c\u00e2ncer de colo de \u00fatero e solicita\u00e7\u00e3o de mamografias","",""] (Foto: Divulgação Prefeitura de Cianorte)

Em Cianorte, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando um esquema especial de trabalho, voltado para a saúde da mulher: o funcionamento, aos sábados, das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o atendimento exclusivo ao público feminino.

O trabalho está sendo realizado em sistema de escala, de acordo com a localidade e, neste sábado (26), será a vez das unidades do Setor 04, Vila 07, Setor 08, Cianortinho e Vidigal, abrirem para atendimento das 8h às 14h.

O horário será destinado ao exame clínico de mamas, preventivo de câncer de colo de útero e, no caso das mulheres com idade entre os 40 e 69 anos, à solicitação de mamografia. Os serviços são gratuitos e não é necessário agendar horário previamente. “Basta comparecer à UBS de referência, e apresentar RG, CPF e o cartão do SUS”, lembra a chefe da Divisão de Atenção Básica, Andreia Domingos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Michelly Viguiato Pricinotto, a escala aos sábados deve ampliar abrangência da Campanha Outubro Rosa. “É um reforço, mas todos os serviços são prestados nas UBSs, de segunda a sexta-feira e atendidos prontamente”, conta. No próximo sábado (2), o atendimento acontece nas unidades do Santa Mônica, Morada do Sol e São Lourenço.