Cidades

Cinco das 12 prefeituras da região vão antecipar 1ª parcela do 13º

Prefeitura de Jussara será a primeira a pagar o benefício os seus servidores já na próxima sexta-feira
O prefeito de Jussara, Moacir Tatinha afirmou que a antecipação da primeira parcela do 13° salário será na sexta-feira. (Foto: ARQUIVO TRIBUNA)

Pelo menos quatro das doze prefeituras dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte) já definiram que vão antecipar a primeira parcela do 13º salários dos seus servidores, nos próximos 30 dias. O benefício deve ser pago em duas parcelas com prazo previsto para novembro e dezembro, porém, muitas administrações antecipam parte do benefício para desafogar as suas finanças no fim do ano.

A primeira prefeitura da região a pagar os direitos aos seus servidores é a de Jussara, que segundo o prefeito Moacir Luiz Pereira Valentini, o Tatinha (PSDB), deposita a primeira parcela do benefício nas contas dos trabalhadores já na próxima sexta-feira, 14.

Ao todo, 300 servidores públicos receberão 40% do valor total líquido do que tem direito. Somados, os recursos chegam a R$ 295 mil que devem aquecer a economia do municípios de pouco menos de seis mil habitantes.

De acordo Tatinha, o adiantamento da parcela já é tradição no município.

“Este adiantamento é um costume no nosso mandato. Vamos para o sétimo ano de gestão mantendo a tradição de antecipar a parcela do décimo terceiro salário aos nossos servidores. Acreditamos que eles contam com este benefício e entendemos que eles merecem” afirma o prefeito.

Segundo o chefe do executivo, o adiantamento só é possível graças a um rigoroso trabalho de economia realizado no município desde o início do ano. O objetivo da medida é reservar o dinheiro para garantir o pagamento antecipado ao funcionalismo.

“Junto com a nossa tesouraria, procuramos fazer algumas economias para ir reservando o 13º salario dos servidores. Acreditamos também que isso ajudará no aquecimento do comercio local e regional” afirma o prefeito.

O restante do valor correspondente ao 13° salário será pago até o dia 20 de dezembro.

DEMAIS PREFEITURAS

Além de Jussara, outras quatro cidades que compõem a Associação dos Municípios do Médio Noroeste (Amenorte) pretendem adiantar a primeira parcela do 13° salário.

A Prefeitura de Terra Boa informou que 50% do benefício serão pagos no primeiro dia útil de julho. Em Japurá, 50% do valor serão pagos até o dia 5 de julho. Já em São Tomé, a prefeitura da cidade pretende adiantar 50% do benefício até o dia 12 de julho, mas informa que depende dos repasses federais para viabilizar o benefício. Em Cianorte, a prefeitura informou que o pagamento de 40% do benefício cairá na conta dos 2, 3 mil servidores ativos até o dia 19 de julho.

As prefeituras Tapejara, São Manoel do Paraná, Indianópolis, Rondon, Guaporema e Cidade Gaúcha pretendem realizar o pagamento de forma integral no mês de dezembro.

O Departamento Financeiro da Prefeitura de Tuneiras do Oeste , informou que ainda não foi comunicado da data do pagamento do benefício, mas garantiu que é uma tradição da atual administração fazer o pagamento integral no fim do ano.