Educação

Ciências Contábeis é o curso mais concorrido da UEM em Cianorte

(Foto: Mônica Chagas/Tribuna)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou, nesta semana, a concorrência do Vestibular de Inverno 2017. Os cursos mais procurados são Medicina, Odontologia e Arquitetura e Urbanismo. No campus de Cianorte, o curso mais concorrido é Ciências Contábeis. O concurso recebeu 17.932 inscrições, sendo 2.818 pelo sistema de cotas sociais.  Do total de inscritos, 80% são do Paraná, 34% residem em Maringá e 4% em Cianorte.

Para o Vestibular de Inverno 2017 foram abertas 1.492 vagas em 69 cursos de graduação, sendo 20% de cada curso destinadas a candidatos do sistema de cotas sociais.

Em Cianorte, o curso de Ciências Contábeis registrou 7,5 candidatos por vaga pelo sistema universal e 8,7 pelo sistema de cotas. O curso é um dos únicos da universidade que recebeu nota cinco na última avaliação do Ministério da Educação (MEC). Na cidade, o campus oferece, no total, 65 vagas no Vestibular de Inverno deste ano.

De acordo com o diretor do campus, Alessandro Santos da Rocha, os cursos do período noturno atraem muitos trabalhadores da região. “A maioria dos alunos de Pedagogia já atuam na área da educação e os de Contábeis também já são envolvidos com as áreas de indústria e comércio”, observa.

Em geral, as concorrências dos cursos ofertados no campus de Cianorte subiram em relação ao Vestibular de Inverno 2016. Segundo Rocha, o aumento das inscrições pelo sistema de cotas reflete o atual cenário de crise do país. “Com a dificuldade de conseguir um financiamento estudantil ou uma bolsa nas universidades particulares, os estudantes voltaram a recorrer à universidade pública para ter acesso ao ensino superior”, explica.

 

CAMPUS CIANORTE

O campus da UEM de Cianorte oferece quatro cursos de graduação: Ciências Contábeis e Pedagogia, no período noturno; Moda, matutino e Design, no período integral. Atualmente, o campus tem cerca de 700 estudantes. Segundo o diretor, os cursos ofertados são voltados às vocações regionais. “Os alunos que se formam aqui acabam atuando na região. Qualquer escola que você entre em Cianorte você vai encontrar pelo menos um profissional que se formou aqui”.

Além dos cursos de graduação presenciais, a UEM de Cianorte também oferece um polo de Educação à Distância (EAD) dos cursos de Licenciatura em Letras e História.

 

VESTIBULAR

As provas serão aplicadas nos dias 16, 17 e 18 de julho, das 8h50 às 13 horas, nas seguintes cidades: Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama. Os locais de provas serão divulgados a partir do dia 16 de junho. O resultado do vestibular será publicado no dia 25 de agosto, no site da universidade. Mais informações pelo site www.vestibular.uem.br.