Cidades

Cianortenses se preparam para a 15ª Cavalgada Ecológica Cinturão Verde

Evento acontece neste domingo, a partir das 7h30, no Parque de Exposições Wilson Ferreira Varella (Foto: Assessoria PMC)

A programação oficial dos festejos alusivos aos 64 anos de Cianorte terá início neste domingo (16) com uma importante celebração: a tradicional Cavalgada Ecológica Cinturão Verde que, neste ano, chega à sua 15ª edição. E como toda festa, a ocasião é aguardada com expectativa por anfitriões e convidados.

De modo geral, na semana que antecede a investida, cavaleiros e amazonas adotam, além dos cuidados regulares, medidas especiais com relação aos animais. É o caso da cianortense Rerane Carvalho Gonçalves que, junto ao seu cavalo King, é participante assídua do evento e já tem preparativos programados para esta semana, como dar banho no animal, escovar a pelagem, conferir cascos e ferraduras, além de deixar a sela pronta. “Participar de um passeio como este requer preparo adequado para garantir o bem estar do animal e, consequentemente, um percurso seguro e tranquilo”, disse a amazona, que é turismóloga, tem 27 anos e pratica equitação desde os 13.

No domingo, o plano é selar King logo ao amanhecer e seguir para o local do evento, o Parque de Exposições Wilson Ferreira Varella (Acrenorte - Rodovia PR-323, km 230). “Por volta das 7h, quando é servido um café da manhã, pode-se notar uma intensa movimentação de cavaleiros e amazonas chegando de vários bairros da cidade, de estradas vicinais e de outros municípios. É nesta oportunidade que nos reunimos aos familiares e amigos e começamos a preparar os animais para a partida”, conta Rerane.

 Segundo ela, incentivar boas práticas é o principal motivo que a leva a participar da marcha. “Mais que um momento de lazer e de congraçamento, o passeio é uma oportunidade de propagar o respeito aos animais e ao meio ambiente”, afirma a amazona. A saída para a cavalgada está prevista para as 10h e o trajeto possui aproximadamente 16 km de extensão, percorrendo estradas vicinais e vias urbanas, pelo entorno do Parque Cinturão Verde (reserva florestal municipal). 

ALMOÇO BENEFICENTE

Às 11h30, com o retorno dos cavaleiros e amazonas ao Parque de Exposições, será ofertado o almoço que, com o valor de R$ 25, terá renda revertida às ações do Provopar em prol da assistência social no município. O prato será o tradicional churrasco, acompanhado de arroz, salada e farofa. Servido em porções, para degustá-lo é preciso levar talheres. Os cartões individuais podem ser adquiridos antecipadamente na sede da entidade ou no próprio dia do evento. Mais informações pelos telefones 3631-8100 / 9 9153-6080.

“Convidamos a todos para fazer parte deste evento, que recebe pessoas de diversos lugares e idades, mas que têm em comum a paixão pelos cavalos. Além de realizar um passeio agradável, contemplar a beleza natural do município e estabelecer laços de amizade, os participantes também poderão aproveitar um delicioso churrasco, com aroma de solidariedade”, afirmou a presidente de honra do Provopar, Fátima Bongiorno.

PREMIAÇÕES

Durante o almoço, serão homenageados, com troféu, os participantes da marcha ecológica que tiverem destaque nas categorias de: amazona ou cavaleiro mais velho; amazona ou cavaleiro mais novo; melhor tocador (a) de berrante; comitiva mais distante; e comitiva mais numerosa.