Cidades

Cianortenses devem estar atentos ao novo formato do ‘carnê’ do IPTU

A partir deste ano, as guias de recolhimento entregues nas residências contam apenas com opção para pagamento à vista e da primeira parcela (Foto: ASSESSORIA PMC)

Em Cianorte e nos distritos de São Lourenço e Vidigal, os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) devem estar atentos ao novo formato da guia de recolhimento do imposto que chegará através dos Correios a partir da próxima semana. Diferente dos anos anteriores, quando os carnês continham os boletos para o pagamento à vista e as demais prestações no prazo, em 2018 o documento contará apenas com a opção para o pagamento à vista e a primeira parcela.

As quotas restantes (no total são 11), caso o contribuinte opte por saldar o tributo em prestações, estão disponíveis no site da Prefeitura e podem ser acessadas através do banner disponível na página inicial ou acessando o link www.cianorte.pr.gov.br/carne. Aqueles que preferirem ou não tiverem acesso à internet, também podem solicitar a impressão nas Divisões de Dívida Ativa e de Receitas Imobiliárias, ambas localizadas Paço Municipal Wilson Ferreira Varella, durante o horário de expediente – de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

A mudança no formato das guias de recolhimento, como explica Lucas Trugílio Ribeiro, da Divisão de Receitas Imobiliárias, se deve, principalmente, à economia que proporcionará aos cofres públicos. “Temos notado que essa é uma tendência entre os municípios nos últimos tempos. Como a grande maioria da população tem acesso à internet, fica mais simples, prático e barato consultar as guias online. E, para aqueles que não têm acesso, imprimiremos apenas os boletos realmente necessários”, aponta. 

A expectativa é de que as cerca de, 36 mil guias sejam entregues até o final deste mês pelos Correios, nos endereços das correspondências – cadastrados na Prefeitura – dos proprietários dos imóveis. 

PRAZOS

O vencimento da primeira parcela do IPTU 2018 será nos dias 10, 15 e 20 fevereiro. “As demais prestações seguirão as mesmas datas, conforme a região onde está localizado o imóvel, sendo todo dia 10 para os moradores das Zonas 1, 2 e 5; dia 15 para os das Zonas 3, 4, 6 e 7 e dia 20 para as demais localidades”, enfatiza Lucas. Para quem preferir efetuar o pagamento à vista, com desconto de 10%, o prazo final é 20 de fevereiro.