Cotidiano

Cianortense lança livro sobre violência baseado em fatos reais

Marco Antônio se inspirou em fatos e pessoas da cidade para escrever “A Sociedade dos Fora da Lei”
["Foram dois anos at\u00e9 que Marco conseguisse publicar o livro em uma editora nacional"] (Foto: Mônica Chagas / Tribuna )

Indignado com a violência cotidiana vivida nas cidades brasileiras e observando fatos cada vez mais impressionantes em Cianorte, o cartorário Marco Antônio de Paula Franco iniciou a produção de um conto sobre o assunto em 2015. A obra tomou corpo e em março deste ano o romance foi publicado pela editora paulista All Print.

Segundo o autor, fatos vivenciados por ele e personagens peculiares do cotidiano cianortense estão representados na obra. “No livro, Cianorte virou Ciassul. E alguns personagens são pessoas aqui da cidade, alguns fatos aconteceram aqui. Quando eu estava fazendo o livro, eu conheci um personagem novo e acabei inserindo ele na história. Ele anda por aí nas ruas, faz parte do nosso dia-a-dia”, conta Franco.

NARRATIVA

Pensando em formas de combater a violência e criando uma experiência governamental em que facções de bandidos são colocadas umas contra as outras, a narrativa de “A Sociedade dos Fora da Lei” vai se desenvolvendo. O conflito começa quando o protagonista Honário tenta entender porque não há registros de assassinatos em Ciassul. Para desvendar o mistério, Honário se envolve com o assassino Dentão e simula um assalto. Seu plano resulta em mais do que isso: o personagem consegue ter acesso ao Estatuto da Sociedade dos Fora da Lei. Mas isso era segredo de estado e agora Honário e Dentão precisam fugir do “sistema”.

AUTOR

Marco Antônio de Paula Franco é cartorário há mais de quarenta anos e também atua como comentarista esportivo no rádio. Atualmente, o cianortense de 56 anos trabalha em outros dois livros de ficção. Segundo ele, as obras também são baseadas em fatos reais e próximos da realidade local.
O autor estará presente 2ª Festa Literária de Cianorte (Flicia), que será realizada entre os dias 20 e 23 de junho.


SERVIÇO


“A Sociedade dos Fora da Lei”
Autor: Marco Antônio de Paula Franco
Editora All Print
Como adquirir: Cianorte - Livraria Tinelli e Três Xodós
Pela internet - site da editora ou livrarias virtuais
Preço sugerido: R$ 30