Esportes

Cianortense conquista medalha em competição nacional de corrida

O atleta amador fez o terceiro melhor tempo da categoria no percurso de mais de 21 km da meia maratona
["O cianortense Cleber Junior da Silva trabalha como carteiro e treina todos os dias depois do expediente ","",""] (Foto: DIVULGAÇÃO / MARATONA CAIXA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO)

Em junho, um grupo de 15 pessoas saiu de Cianorte para participar de uma competição nacional de corrida no Rio de Janeiro. Entre eles, o carteiro Cleber Junior da Silva, de 39 anos, que se destacou na categoria Veterano e conquistou o terceiro lugar e o 20° lugar geral. O cianortense, antes jogador de futebol, começou a participar de competições de corrida há oito anos e desde então vem se destacando pelo bom desempenho.

No ano passado, Silva foi campeão de sua categoria na Maratona Internacional de Foz do Iguaçu e este ano fez o terceiro melhor tempo na Meia Maratona da Cidade do Rio de Janeiro. O corredor conseguiu completar o percurso de mais de 21 km em 1h 18m 30s. Segundo ele, a emoção de estar lá e correr pela orla das praias do Rio de Janeiro foi única. “Quando terminei a prova já decidi voltar no ano que vem. Da próxima vez quero correr a maratona completa, os 42 km”, afirmou.

Silva treina praticamente todos os dias após o horário de expediente. Durante um dia de trabalho, ele percorre de 23 a 25 km pedalando e entregando correspondências pela cidade. Segundo o corredor, “o desgaste é grande, mas também é favorável para o condicionamento físico”. Em preparação para as competições, ele recebe acompanhamento profissional para adequar a alimentação e os treinos à rotina de trabalho.

O cianortense não pratica o esporte sozinho. Silva corre em um grupo de amigos, que juntos formaram o Grupo Longão de Corrida. Segundo ele, nos finais de semana os treinos chegam a reunir cerca de 20 pessoas. Juntamente com os corredores do Grupo Coiotes, os cianortenses já disputaram a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, a Corrida de São Silvestre e competições estaduais e regionais.

“A corrida é viciante e auxilia em diversos segmentos, como saúde, relacionamento e superação”, afirma Silva. O próximo objetivo dos corredores locais é participar da edição deste ano da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, que será realizada em setembro. Silva pretende correr completar o maior percurso e trazer mais uma medalha para casa. “No ano passado, Cianorte teve o melhor desempenho entre as cidades do Paraná. Nossos atletas conquistaram cinco pódios. Este ano vamos com mais força ainda, até agora já são 48 inscritos daqui”, destacou.

Segundo Silva, os grupos receberam o apoio da prefeitura para algumas competições neste ano e recebem apoios pontuais de empresários de Cianorte, mas a necessidade ainda é grande.

Quem quiser participar dos grupos de corrida ou ajudar os atletas amadores pode entrar em contato com Cleber pelo telefone 99959-8920 ou procurar os grupos nas redes sociais: Grupo Coiotes e Grupo Longão de Corrida.