Educação

Cianortense chega ao alto escalão da UEM

Docente é o primeiro de um câmpus regional a assumir a pró-reitoria de Administração
["Reitor Julio Damasceno; pr\u00f3-reitor de Administra\u00e7\u00e3o, Antonio Marcos; vice-reitor, Ricardo Dias e Jos\u00e9 Antonio Martins, chefe de Gabinete","",""] (Foto: ASSESSORIA UEM)

Depois de mais de 20 anos atuando no Câmpus Regional de Cianorte da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Antonio Marcos Flauzino dos Santos foi convidado a fazer parte da nova gestão da instituição de ensino, como pró-reitor de Administração. É a primeira vez que um docente de câmpus regional assume o cargo.

A cerimônia de posse ocorreu na última quinta-feira (11), no Câmpus Sede, em Maringá. Foram empossados pró-reitores e assessores, além dos diretores da nova gestão da UEM para o período de 2018 a 2022, encabeçada pelo reitor Julio Damasceno e pelo vice-reitor Ricardo Dias Silva, eleitos em setembro.

O cianortense Antonio Marcos conversou com a Tribuna logo após a solenidade e demonstrou gratidão pelo reconhecimento. “Receber o convite foi uma surpresa e representa um enorme desafio e uma vitória, pois é a primeira vez que alguém de um câmpus regional assume o posto, o que significa inserir os câmpus regionais na vida da UEM”, afirmou.

Segundo ele, o grande desafio em administrar a universidade hoje é atender às demandas com os recursos disponíveis, que estão cada vez mais escassos. “Acredito que minha vivência na universidade e o conhecimento das necessidades dos câmpus regionais serão muito importantes para a definição das principais demandas”, afirmou.

A solenidade também marcou a permanência de Alessandro Santos da Rocha como diretor do Câmpus Regional de Cianorte por mais quatro anos. (Com Assessoria UEM)

BIOGRAFIA

Antonio Marcos Flauzino dos Santos nasceu e cresceu em Cianorte e ingressou na UEM como aluno de Ciências Contábeis em 1989. Após formar-se contador, em 1993, trabalhou em algumas empresas locais e voltou à universidade em 1996 como docente colaborador; no ano seguinte foi efetivado após ser aprovado em concurso público.

Em 2000, Antonio Marcos assumiu a direção do Câmpus Regional de Cianorte e permaneceu no cargo por 10 anos. Durante sua gestão, os cursos de Moda e Design foram implantados. Em 2002, concluiu o mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Depois, assumiu a coordenação do colegiado de Ciências Contábeis por duas vezes e continua lecionando no curso. Em 2017, concluiu o doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para ele, a sensação de deixar o câmpus local para trabalhar em Maringá traz alegria e tristeza ao mesmo tempo, pois foram muitos anos dedicados ao curso em Cianorte.