Cidades

Cianorte terá ‘Dia D’ para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Objetivo da agência é orientar as empresas sobre as cotas de inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários (Foto: Arquivo/Tribuna de Cianorte)

Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência desperta diversos assuntos referentes ao tema, como, por exemplo, a oportunidade de emprego para essas pessoas que lutam diariamente para superar tantas barreiras. Em alusão à data, será realizado em Cianorte o “Dia D de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, que prestará atendimento exclusivo para portadores de necessidades especiais e reabilitados do INSS que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. A ação acontece nesta sexta-feira, 27, a partir das 8 horas, na Agência do Trabalhador de Cianorte.

Conforme determinação da Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, empresas com mais de 100 trabalhadores precisam cumprir cotas de inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários. O objetivo da ação é justamente orientar as empresas sobre a importância de oportunizar uma vaga de emprego aos PCDs.

“Nos anos anteriores a agência focou no numero de vagas. Este ano, nós estamos focando na conscientização. Nosso foco é conscientizar que todas as empresas, independente do número de funcionários, podem contratar uma pessoa com deficiência. Estaremos conversando com os empresários para ver as aberturas das vagas” explicou o gerente da Agência do Trabalhador de Cianorte, Roberson Morales.

Quinze empresas foram convidadas para participar do evento, que também contará com apresentações artísticas realizadas por entidades do município que atendem os portadores de necessidades especiais.

Os trabalhadores com algum tipo de deficiência que estão em busca de emprego podem comparecer à unidade, que fica na Avenida Paraná, 510, portando a carteira de trabalho, RG, CPF e o laudo médico que comprove a deficiência.

Para mais informações sobre o “Dia D”, basta entrar em contato com a Agência do Trabalhador pelo telefone (44) 3629-3482 ou pelo e-mail [email protected]