Cotidiano

Cianorte sedia palestra do evento “Marx 200 anos”

["O evento \u00e9 aberto ao p\u00fablico e ser\u00e1 realizado no campus da UEM de Cianorte "] (Foto: ARQUIVO TRIBUNA )

Em comemoração aos 200 anos do nascimento de Karl Marx, universidades do Paraná e entidades ligadas à educação organizam o evento “Marx 200 anos”. As atividades começam amanhã (21) e se estendem por toda a semana em nove cidades, incluindo Cianorte. A proposta é trazer reflexões, debates e atividades culturais tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa.

A abertura será às 14 horas, no Parque Alfredo Nyffeler, em Maringá e vai contar com a presença de todos os palestrantes que percorrerão as outras cidades contempladas. Em Cianorte, a palestra com os professores Angélica Lovatto (Unesp-Marília) e Pedro Jorge de Freitas (UEM) será na terça-feira (24), às 19h30, no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Os especialistas vão discutir marxismo, materialismo histórico e outros temas relacionados à contribuição teórica do filósofo, sociólogo e revolucionário socialista. O evento é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais que atuam em políticas sociais, profissionais da educação, integrantes de movimentos sociais e comunidade em geral. A atividade será gratuita. Apenas será cobrado um valor de R$ 10 para quem quiser certificado de quatro horas.

O evento “Marx 200 anos” é realizado pelo Espaço Marx e coordenado pela UEM e conta com a colaboração de outras instituições universitárias públicas parceiras. Em Cianorte, a palestra será organizada pelo núcleo local do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) e pelo campus regional da UEM.