Cianorte registra saldo positivo de empregos depois de três meses de queda

 

No mês de setembro, Cianorte registrou uma variação absoluta positiva de 73 vagas, o que significa que o número de contratações superou o de demissões na cidade. O resultado é o primeiro positivo do segundo semestre deste ano e representa uma recuperação em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas cinco vagas negativas.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nos últimos dias pelo Ministério do Trabalho, 732 pessoas conseguiram trabalho em setembro e 659 foram demitidas. No acumulado de janeiro a setembro, Cianorte registra um saldo positivo de 269 vagas.

Segundo Roberson Morales, gerente da Agência do Trabalhador local, a área que mais contribuiu para o resultado de setembro foi a produção avícola, com saldo de 38 vagas. O comércio varejista foi o setor que mais contratou (72), mas demitiu 61 trabalhadores, o que resultou num saldo de 11 vagas.

VAGAS DE EMPREGO

Para esta quarta-feira, há mais de 30 vagas na Agência do Trabalhador de Cianorte, a maioria para costureiras e mecânicos. Também há oportunidades em supermercados, indústrias de confecção e comércio, além de vagas para pessoas com deficiência parcial. Quem possui curso superior na área, pode se candidatar para vagas de publicidade/marketing e biomedicina (exclusiva para mulheres). O quadro de vagas completo está disponível na Agência do Trabalhador, que fica na avenida Paraná, 510 e no site www.agenciadotrabalhadorcianorte.blogspot.com.br.

Para se candidatar é necessário ir até o local com carteira de trabalho, RG e CPF em mãos. Para vagas exclusivas a pessoas com deficiência também é necessário apresentar laudo médico. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17 horas. O telefone para contato é o 3629-3482.

EMPREGOS NO ESTADO

O Paraná registrou um saldo positivo de 28.623 empregos com carteira assinada de janeiro a setembro de 2017. Foi o melhor resultado dos últimos três anos. Em 2016, no mesmo período, o saldo estava negativo em 20.726 empregos. Em 2015, foi negativo em 14.406 vagas.

Em setembro, especificamente, o resultado foi positivo em 2.801 vagas. Em setembro de 2016 o saldo foi de 413 postos e em 2015, negativo em 8.472 postos.

A indústria da transformação e o setor de serviços foram os destaques no acumulado do ano, acompanhados de administração pública e serviços de utilidade pública. As contribuições negativas vieram da construção civil, comércio e extrativa mineral.

O resultado do mês de setembro, por sua vez, foi influenciado pela indústria e pelo comércio, que registraram os maiores saldos.