Cianorte registra média de uma morte no trânsito ao mês em 2017

Em relação ao mesmo período de 2016, o número de mortes em acidentes dentro da cidade subiu 42%

Cianorte
Da redação

Desde o início deste ano, sete pessoas foram vítimas fatais de acidentes de trânsito no município de Cianorte. Destas, duas morreram no local e cinco no hospital, decorrentes da violência no trânsito local. Os números foram divulgados pela Polícia Militar e representam um aumento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas quatro mortes. Segundo a 2° tenente e comandante do Pelotão de Trânsito da PM, Mayara Gregarek, o principal agravante é a imprudência. O que vemos é imprudência, negligência e imperícia do próprio condutor, que muitas vezes acaba desrespeitando a sinalização, observa a tenente.

O 2° sargento e chefe do socorro do dia, Adilson de Oliveira Carneiro, do Corpo de Bombeiros, também destaca a imprudência como principal causa dos acidentes atendidos pelo subgrupamento. Registramos acidentes de motocicletas e bicicletas toda semana. No geral, o que mais percebemos é excesso de velocidade, falta de atenção e de equipamentos de segurança, como capacetes, e irregulares e ultrapassagem do sinal vermelho, afirma o sargento.

 

OCORRÊNCIAS

Segundo a PM, até o dia 11 de julho deste ano 219 acidentes foram atendidos no local ou registrados na 5ª CIPM e outros 76 foram registrados pela internet. No mesmo período de 2016, foram 214 atendidos no local ou registrados na companhia e 111 registrados pela internet. O número representa uma queda de 9% nas ocorrências.

De acordo com as informações da PM, o tipo mais comum de acidentes é o abalroamento lateral, quando um carro bate na lateral do outro. Isso geralmente acontece porque um dos veículos tinha que ter parado e desrespeitou a sinalização.

Segundo o Corpo de Bombeiros e a PM, a maior incidência de acidentes é durante a semana em horários de pico e final de semana com motoristas alcoolizados.

Quando ocorre um acidente, o Corpo de Bombeiros é acionado, desloca a ambulância, sinaliza o local e aborda a vítima, se estiver consciente. Se estiver inconsciente, os socorristas analisam os sinais de fratura e acionam o SAMU. De acordo com o sargento Carneiro, o trabalho desempenhado no trânsito é uma parceria entre a PM, o Corpo de Bombeiros e o SAMU, além da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML).

 

REFORÇO

Diante do aumento no números de mortes decorrentes do trânsito local, o Pelotão de Trânsito da PM decidiu reforçar o policiamento. Segundo a tenente Gregarek, pelo menos duas blitz estão sendo realizadas por semana com o objetivo de mostrar a população a importância de fiscalizar o trânsito. Muitas vezes constatamos que a documentação não está quitada, os motoristas estão dirigindo sem CNH e ainda há casos de embriaguez e alteração de características, como escapamentos de motocicletas, afirma a tenente.

Ainda segundo a policial, a PM trabalha em parceria com a prefeitura para manter as vias bem sinalizadas e tem percebido melhora nas sinalizações horizontais e verticais da cidade, bem como na instalação de semáforos.

 

RECOMENDAÇÕES

De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros, o mais importante é dirigir com cuidado e prudência, respeitar a velocidade e a sinalização de trânsito. O sargento afirma que todo acidente é evitável.

A tenente da PM, Mayara Gregarek, também destaca a importância de motoristas conscientes.  Não adianta nada fazermos blitz todos os dias e os motoristas não cumprirem as normas. Os acidentes vão continuar acontecendo, ressalta.