Economia

Cianorte participa da Semana do MEI

Município tem mais de 2,5 mil microempreendedores individuais formalizados.
Os interessados podem procurar a Sala do Empreendedor de Cianorte, na Prefeitura (Foto: ASSESSORIA PMC)

Começou segunda-feira (14) em todo o país uma programação gratuita voltada para empresários que desejam formalizar seus negócios ou alavancar as vendas na modalidade. Com mais de 6,8 milhões de microempreendedores individuais (MEIs), o Brasil tem acompanhado o crescimento do número de pessoas que decidem começar o próprio negócio. Em Cianorte, 2.525 MEIs já estão formalizados.

No Paraná, a Semana do MEI é organizada pelo Sebrae e abrange 93 municípios. Durante toda a semana, interessados em formalizar-se como MEIs e empresários já cadastrados podem procurar as Salas do Empreendedor para orientações. Neste ano, a mobilização tem como foco principal o estímulo às vendas, uma vez que a última pesquisa do perfil do MEI levantou que 31% dos empreendedores apontaram dificuldade de conquistar clientes.

Na Sala do Empreendedor de Cianorte, localizada na Prefeitura Municipal, os atendimentos já começaram. Na quinta-feira (17), os MEIs poderão participar uma oficina com o tema “Como aumentar suas vendas”, ministrada por um consultor do Sebrae/PR. A atividade será das 8 às 11 horas e as inscrições são gratuitas. Os interessados podem procurar a unidade pessoalmente para se inscreverem.

DECLARAÇÃO ANUAL

Um dos atendimentos oferecidos pela Sala do Empreendedor é o auxílio no preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN – SIMEI), que deve ser entregue até dia 31 de maio.

A declaração é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar anualmente à Receita Federal.

ATIVIDADES ONLINE

Além da programação presencial, o Sebrae/PR também oferece palestras online sobre dúvidas comuns dos MEIs. Nesta terça-feira, o tema é “Como posso ganhar mais dinheiro como MEI?”. A atividade começa às 13 horas e pode ser acessada no Portal do Sebrae. A programação completa do estado também está disponível no site.

SERVIÇO

A Sala do Empreendedor de Cianorte fica na Prefeitura Municipal e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. O telefone para contato é o 3619-6249. O atendimento é gratuito. (Com informações Sebrae)