Saúde

Cianorte já registra 45 casos de dengue

Situação é mais grave no distrito de Vidigal que já contabiliza 35 casos da doença
(Foto: Martins Neto / Tribuna de Cianorte )

Cianorte já tem 45 casos de dengue confirmados. Os números são da Secretaria Municipal de Saúde que se mantém em estado de alerta. A situação é mais grave no distrito de Vidigal, onde já foram contabilizados 35 casos desde agosto, quanto teve início o novo ciclo de monitoramento da doença. O distrito de Cianorte conta com aproximadamente dois mil habitantes (senso IBGE|2010) e vive uma epidemia.

O momento é de alerta para todos os moradores do distrito. A Prefeitura de Cianorte, através da Secretaria de Saúde, vem promovendo diversas ações para inibir a proliferação do Aedes aegypti no local. Em menos de 30 dias, foram realizados dois bloqueios mecânicos, com visitas às residências pelas equipes de agentes e aplicação de inseticidas.

Com todas as medidas de combate tomadas, agora resta a conscientização da população para evitar que mais casos apareçam. É necessária uma atenção especial aos quintais e locais onde haja acumulo de água, como calhas, ralos, vasos e reservatórios de água que possam estar descobertas.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) informa que 22 casos estão confirmados em Cianorte. No entanto, de acordo com a Secretaria de Saúde local, os novos casos ainda não foram repassados à Sesa e, por isso, os dados estão desatualizados.

REGIÃO

Na área atendida pela 13ª Regional de Saúde, que tem sede em Cianorte, o município de Indianópolis está em situação de alerta, quando são apresentados entre 100 e 300 casos por 100 mil habitantes. Com pouco mais de quatro mil habitantes, o município tem seis casos confirmados de dengue. É o maior índice da região depois de Cianorte.

Além de Cianorte e Indianópolis, mais um município da área de abrangência da 13ª RS tem casos confirmados. Em Tapejara, que possui 16 mil habitantes, são dois casos até o momento.

PARANÁ

O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira registra 925 casos confirmados de dengue no Paraná desde agosto. Do total, 732 são casos autóctones e indicam que a contaminação aconteceu na cidade de residência. O número de notificações alcança 8.311, em 239 municípios.

Mesmo com os alertas, o número de cidades com epidemia da doença aumentou. Os municípios de Nova Cantu, na região Centro-Oeste, e Uniflor, no Noroeste, entraram nesta semana em epidemia de dengue.

Agora são cinco municípios nesta situação, o boletim anterior já trazia as cidades de Quinta do Sol, Inajá e Santa Isabel do Ivaí. Para ser considerado em epidemia, o município deve registrar, proporcionalmente, acima de 300 casos por 100 mil habitantes.