Esportes

Cianorte Futsal se prepara para grandes desafios

Por enquanto, equipe tem disparado no Paranaense em busca do quinto título.
["Comiss\u00e3o t\u00e9cnica procura lapidar o grupo para os pr\u00f3ximos jogos do calend\u00e1rio","",""] (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

O futsal feminino de Cianorte tem despontado como uma potência na modalidade. Em 2017, foram dois títulos estaduais e um nacional, além de boas atuações em outros campeonatos. Neste ano, os compromissos aumentaram e a equipe vai representar o Paraná na Copa do Brasil. Mas, por enquanto, o foco é no Campeonato Paranaense.

Depois de vencer os três primeiros jogos da competição com placares invejáveis, o último de 9 a 1, a equipe se prepara para a segunda partida em casa, que será neste sábado (19), às 20 horas. As atletas treinaram em dois períodos durante a semana e procuraram corrigir os erros das últimas atuações, como explica o técnico Cleverson Santana.

“A evolução ocorre dia após dia, principalmente quando nós analisamos os erros e os acertos no pós-jogo e repassamos isso nos treinamentos para manter um bom nível de futsal. Nosso calendário esse ano é extenso, então precisamos de um grupo bem compacto e experiente, porque as competições a nível nacional são muito importantes”, disse.

Nesta rodada, o Cianorte enfrenta o Arapongas Futsal, no Ginásio Tancredo Neves, e espera uma grande participação da torcida, embalada pelos bons resultados. Os ingressos custam R$ 5.

MUDANÇAS

No início da temporada, o time passou por diversas alterações, na direção e até no nome, passando a ser Cianorte Futsal. O escudo também mudou e agora traz as cores da bandeira do município e um zíper em representação ao título de Capital do Vestuário. Do elenco, nove jogadoras foram mantidas e quatro vieram de fora, sendo que uma foi dispensada na semana passada. Segundo o técnico, um novo reforço ainda deve ser anunciado.

A ala Hellen Cássia foi uma das novas contratadas pelo Cianorte e veio de Goiânia para jogar na equipe local. Segundo ela, o esporte daqui é bem diferente. “O esporte em si é muito organizado aqui, não só o futsal. Os patrocinadores ajudam de verdade, o investimento é outro. E o nível também é bem diferente. Lá eu jogava com meninas da base, aqui podemos dividir o grupo e o time é muito bom, estou gostando muito da experiência. Está sendo inexplicável estar aqui e aprender com outras pessoas. Só é ruim ficar longe da família e aguentar a saudade.”

Apenas duas jogadores do Cianorte Futsal moram com a família em Cianorte. O restante do grupo vive em um alojamento mantido pelo clube. De acordo com Santana, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, é responsável por parte das despesas. Os patrocinadores também auxiliam financeiramente e as jogadores recebem uma ajuda de custo mensal. Elas treinam em dois períodos e fazem faculdade à noite, com bolsas de estudo cedidas pela Unipar.

COPA DO BRASIL

O maior desafio do ano está cada vez mais próximo. A estreia na Copa do Brasil está marcada para o dia 26, em Lajes-SC. O jogo de volta será em Cianorte, no dia 9 de junho. Para o técnico, o time adversário é um dos melhores do Brasil.

“Semana que vem vamos focar os treinamentos para a Copa do Brasil. Lajes é uma grande equipe, considerada a melhor do país e a melhor jogadora do mundo está lá. Então tenho certeza de que será um grande jogo e uma grande oportunidade para mostrarmos nosso trabalho no cenário nacional”, afirmou.