Cianorte fecha outubro com o maior saldo positivo mensal de empregos desde 2010

Depois de três anos consecutivos de queda, a variação absoluta de empregos registrada em Cianorte em outubro foi de 70 vagas positivas, o que significa que o número de contratações superou o de demissões na cidade no período. Em 2014, foram 11 vagas negativas; em 2015, 106 e no ano passado, 41. O resultado é o melhor desde 2010; entre 2011 e 2013 o saldo mensal foi menor do que registrado este ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta semana pelo Ministério do Trabalho.

Em Cianorte, as ocupações que mais contribuíram para o saldo positivo foram, repositor de mercadorias, auxiliar de escritório e costureiro. Em setembro, a geração de empregos também foi positiva, depois de três meses de queda. De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador local, Roberson Morales, nessa época do ano geralmente os empregos estão em baixa. Um dos fatores que pode ter contribuído para essa recuperação em outubro foi a abertura dos supermercados aos domingos.

De acordo com o setor de Recursos Humanos do Supermercado Paraná, os primeiros oito meses do ano não foram positivos, mas a rede tem aumentado o quadro de funcionários desde setembro e pretende expandir ainda mais até o final do ano. Em outubro, foram sete contratações e seis demissões; já em novembro o mercado admitiu seis funcionários e ainda não demitiu nenhum.

Ainda segundo Morales, expectativa é de que os meses de novembro e dezembro também apresentem recuperação, com a abertura de mais de 50 vagas de emprego em um novo mercado atacadista que está para ser aberto na cidade. Muita gente também espera pelas vagas temporárias de final de ano, mas, conforme o gerente, os empresários estão cautelosos. Eu acredito que não teremos muitas vagas temporárias este ano. Os empregadores estão esperando as vendas melhorarem para decidir se contratam mais funcionários e a maioria pretende buscar no próprio banco de dados da empresa, sem passar pela Agência do Trabalhador, afirmou.

 

OPORTUNIDADES

Nesta quinta-feira, há mais de 20 vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Cianorte, a maioria no setor do vestuário. Também há oportunidades para trabalhadores sem experiência. O quadro de vagas completo está disponível na unidade, que fica na avenida Paraná, 510 e no site www.agenciadotrabalhadorcianorte.blogspot.com.br.

Para se candidatar é só ir pessoalmente até o local com carteira de trabalho, RG e CPF em mãos. Para vagas exclusivas a pessoas com deficiência também é necessário apresentar laudo médico. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17 horas. O telefone para contato é o 3629-3482.

PARANÁ

No geral, o estado também tem demonstrado recuperação na empregabilidade. De janeiro a outubro deste ano, foram abertas 34.822 vagas. No mesmo período do ano passado, o saldo estava negativo em 21.453 vagas. Em outubro foram abertas 4.749 vagas, o melhor resultado para o mês desde 2013 (8.199 vagas).

A geração de empregos no Paraná ganhou força na maioria dos setores pesquisados, com destaque para a indústria da transformação (17.596 vagas), serviços (14.529), comércio (2.394), administração pública (439) e agropecuária (1.837). As contribuições negativas ficaram por conta da atividade extrativa mineral, com saldo negativo de 122, serviços industriais de utilidade pública (-317), e construção civil (-1.534).

Entre os municípios paranaenses com mais de 30 mil habitantes, as cidades com maiores saldos de janeiro a outubro foram Maringá (2.474), Pato Branco (2.401) e Cascavel (1.997).

BRASIL

Em todo o país, foram abertas 76.599 vagas de emprego formal em outubro, o que representa o sétimo aumento consecutivo no número de vagas com carteira assinada no país. Para meses de outubro, o resultado é o melhor desde 2013, quando foram geradas 94.893 vagas.

O aumento do número de empregos formais no último mês foi puxado pelos setores de comércio, indústria de transformação e serviços, de acordo com Caged. O comércio foi o setor que mais se expandiu, com 37.321 novos empregos formais, dos quais 30.187 foram no comércio varejista. A indústria de transformação teve o segundo melhor desempenho, com 33,2 mil novos postos de trabalho, graças sobretudo ao desemprenho da indústria de produtos alimentícios, que abriu 20.565 vagas. Já o setor de serviços criou 15.915 vagas de emprego formal em outubro.

No acumulado do ano, o saldo de empregos chega a 302.189 novas vagas, crescimento de 0,79% em relação ao mesmo período de 2016. Para o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, os resultados de outubro do Caged indicam consolidação da recuperação econômica.

Nos últimos 12 meses, o resultado ainda é negativo, com redução de 294.305 postos de trabalho. (Com Agência Estadual e Agência Brasil)