Cianorte fecha o mês de julho com saldo negativo na geração de empregos

Após fechar o mês de junho com saldo positivo na geração de novos postos de trabalho, a Capital do Vestuário voltou a ter saldo negativo em julho. É o que aponta os dados Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira, 23, pelo Ministério da Economia. No sétimo mês do ano, foram 676 admissões e 811 desligamentos, o que gerou um saldo negativo de 135 postos de trabalho. No mesmo período de 2018, também houve saldo negativo, com 745 admissões e 787 desligamentos.

De janeiro a julho, quatro meses apresentaram números positivos em Cianorte: janeiro, fevereiro, abril e junho. Apesar do desequilíbrio na geração de empregos, o acumulado do ano é positivo. Nos primeiros sete meses, foram registrados 5.673 novos postos de trabalho e 5.369 demissões.

Dos oito setores econômicos especificados pelo sistema, cinco fecharam o mês com saldo positivo: Extração Mineral, Construção Civil, Serviços, Administração Pública e Agropecuária. A Indústria da Transformação continua sendo o setor que mais contrata e demite em Cianorte e foi determinante para geração do saldo negativo. Em julho, o setor gerou 229 admissões, mas registrou 369 desligamentos. Ou seja, foram 140 demissões no mês. A reportagem  apurou que apenas uma empresa do ramo de confecção do município demitiu mais de 100 trabalhadores em julho.

MICRORREGIÃO

Na microrregião, que abrange os municípios de  Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara e Tuneiras do Oeste, o mês de julho também foi negativo: 1.037 admissões contra 1.246 desligamentos, gerando um saldo de menos 209 postos.

PARANÁ TEM SALDO POSITIVO

O Paraná manteve a tendência de crescimento na criação de empregos. No acumulado de 2019, o Paraná abriu 40.537 vagas, sendo a quarta unidade da federação que mais empregou.

Em julho, o saldo de postos de trabalho foi de 571 vagas formais, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem (23) pelo Ministério da Economia. Os setores que mais empregaram no Estado foram serviços (2.248 novos postos) e construção civil (663).

O Governo do Estado ampliou as ações para induzir a geração de emprego e renda no Paraná. Neste mês, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o programa Descomplica, que facilita a vida de quem quer empreender e gerar emprego. O programa tem três vertentes: liberação do CNPJ e das autorizações para empresas de baixo risco em menos de 24 horas, soluções para fechamento de empresas e a instalação de um comitê permanente de desburocratização com a participação da sociedade civil.

Também foram reforçadas as iniciativas para atrair novos investimentos produtivos. O principal exemplo é o Paraná Day, evento em que são apresentadas as potencialidades e oportunidade de investimentos no Estado a investidores e empresários. Já foram realizados eventos em Curitiba, São Paulo e em Nova York (EUA). Nesta terceira edição, o Paraná Day reuniu executivos de corporações internacionais que mantêm investimentos globais. A apresentação foi feita pelo governador Ratinho Junior, na Câmara de Comércio Brasil-EUA.

PARCERIA

O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, destaca a parceria entre o Estado e o setor privado para agilizar e facilitar a contratação de trabalhadores em diversos setores e regiões do Paraná. Os números demonstram o comprometimento da nossa gestão com a captação de novas vagas de empregos formais por intermédio das agências do trabalhador e em parcerias com o setor produtivo, no intuito de gerar cada vez mais emprego e renda para o trabalhador paranaense, fazendo com que também movimente a economia do nosso Estado, disse. (Com informações da AEN)