Esportes

Cianorte e Telêmaco disputam título estadual pela quinta vez consecutiva

Equipes dominam a modalidade no Paraná e travam disputa pela hegemonia no futsal
Atual campeão, Cianorte Futsal desbancou o Telêmaco, fora de casa, na decisão de 2017 (Foto: DIVULGAÇÃO CIANORTE FUTSAL)

Maior clássico do futsal feminino paranaense e um dos maiores do país, Cianorte e Telêmaco Borba, mais uma vez, estarão frente a frente pela disputa pelo título do Campeonato Paranaense Série Ouro. O confronto de ida acontece no próximo sábado, 8, as 20h30, em Telêmaco Borba.  A volta está marcada para o dia 15, as 20 horas, em Cianorte.

A grande final de 2018 será a quinta decisão consecutiva entre as cidades. O histórico recente deixa claro a rivalidade entre as equipes, e a próxima final deve ser mais um belo capítulo na história do confronto.

O retrospecto cianortense em decisões diante do Telêmaco Borba é melhor, com três títulos contra um do adversário. Dois deles (2013 e 2016), foram conquistados pelo antigo representante de Cianorte no futsal feminino, o CAFE Futsal. Em 2017, o Cianorte Futsal levou a melhor e garantiu a taça. O Telêmaco faturou o título na edição de 2015.

Enquanto o time de Telêmaco busca o bicampeonato, o futsal feminino de Cianorte vai em busca do penta. Em 2013, também como CAFE Futsal, o time cianortense desbancou o Paraná Clube e deu início a hegemonia dentro do Estado.

Nesta temporada, o Cianorte Futsal se destacou em todo país por conta dos resultados obtidos nas competições da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). A equipe conquistou o título inédito da Copa do Brasil, além do vice-campeonato na Taça Brasil de Clubes. Além disso, as “Poderosas” conquistaram os Jogos Abertos do Paraná Divisão B (fase regional e final), mas, por conta do desgaste e priorização da Taça Brasil, a equipe acabou abrindo mão da disputa dos Jogos Abertos Divisão A.

 “O Cianorte vem de um ano abençoado, com conquistas em competições importantes” ressalta Anderson Valério, técnico da equipe de Telêmaco Borba.

Considerado o único time a ter condições de bater o Cianorte, a equipe do Telêmaco também conquistou bons resultados nesta temporada: Campeão Paranaense Universitário; Campeão dos Jogos Abertos do Paraná Divisão A; Campeão da Copa Kagiva; Campeão AMCG; Terceiro Lugar nos Jogos Universitários Brasileiros; Terceiro Lugar na Taça Brasil de Clubes.

“Todo mundo já sabe e conhece a rivalidade entre os dois times. Estamos na frente nos números e eles estão ‘mordidos’ por conta disso. Temos a oportunidade de fazer um bom jogo lá e buscar o título dentro de casa” afirma o técnico cianortense, Cleverson Santana.

Em caso de dois resultados iguais (empate nos dois jogos ou uma vitória para cada lado), haverá a necessidade de um terceiro jogo para decidir o campeão. O terceiro confronto também teria mando do Cianorte por conta da melhor campanha.

DESFALQUES IMPORTANTES

Para o confronto de volta, ambas as equipes terão desfalques importantes. Convocadas para a Seleção Brasileira, que disputará um triangular em Fortaleza (CE) no dia 14, as alas Jane Marques (Cianorte) e Simone (Telêmaco) estão fora do jogo que vale o título Estadual.