Cianorte é o 14º município em crescimento populacional

De acordo com a estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quarta-feira (28), Cianorte ultrapassou em 2018 a marca dos 80 mil habitantes. Agora, o município conta com 81.393 moradores, 1.822 a mais que no ano anterior. O resultado posiciona a cidade na 14ª posição em crescimento demográfico do Estado, com um aumento percentual de 2.29% em relação ao ano anterior, quando possuía 79.571 residentes.  

Em comparação aos dois últimos anos, o aumento médio populacional foi de, cerca de, 7,7%. Em 2016, a estimativa apontava 1.038 novos moradores. Na avaliação do prefeito Claudemir Bongiorno, o resultado é animador por se tratar de um reflexo do desenvolvimento social e econômico. O resultado dá indícios de que a nossa cidade continua crescendo e se mantém forte e pujante ao ponto das pessoas não apenas permanecerem aqui, mas também de migrarem em busca de melhor qualidade de vida, salienta.

Por outro lado, o administrador lamenta o fato de o resultado ter ficado a 112 pessoas de 81.505 habitantes, número que possibilitaria a Cianorte ascender na escala da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que é responsável pela divisão dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Passaríamos a receber R$ 2,5 milhões a mais em receitas do Governo Federal, o que seria excelente, pois poderíamos aplicar em uma série de obras e ações em prol da população, argumenta. Segundo ele, a equipe administrativa estuda formas de contestar o resultado apresentado pelo IBGE.