Cidades

Chuva chega e derruba temperaturas no fim de semana

["Temperaturas continuar\u00e3o baixas e chuva volta somente na pr\u00f3xima semana."] (Foto: Jaqueline Andriolli / Tribuna de Cianorte)

O dia chuvoso desta quinta-feira (23) fez despencar as temperaturas em Cianorte. A máxima não passou de 20°C. O clima também fez a Defesa Civil emitir um alerta de possibilidade de chuvas intensas e raios para toda a região Noroeste do Paraná. A previsão do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar) indica que as temperaturas continuam baixas até a próxima quarta-feira (29).

As chuvas eram esperadas na região. De acordo com a Simepar, o primeiro quadrimestre de 2019 ficou com 275 milímetros abaixo da média histórica para os quatro primeiro meses do ano. O mês de maio também está abaixo. A média é de 124 milímetros e choveu apenas 58 milímetros. A precipitação de quinta-feira (23) foi a maior de maio, com 40 milímetros.

A expectativa é que as chuvas previstas no fim de maio alcancem a média. “A região enfrenta um período seco, com poucas chuvas contínuas. Infelizmente isso impacta na agricultura e na saúde das pessoas”, afirma o meteorologista Simepar, Reinaldo Kneib. A chuva volta terça-feira (28) e segue até a sexta-feira (31).

A previsão do Simepar também indica que os próximos dias serão ensolarados, mas com frio. As mínimas chegam aos 8°C em Cianorte. Segundo o Simepar, o final de semana terá a primeira massa de ar polar desta estação sobre a região Sul do Brasil. No sábado as temperaturas ficam baixas e sofrem declínio considerável nas próximas regiões. O domingo continua frio e sem chuva. Ainda não são previstas geadas para nenhuma região paranaense.