Cotidiano

Chegada do frio aumenta vendas no comércio

Comerciantes comemoram acréscimo no volume de vendas impulsionadas pelo clima.
["Procura por cobertores disparou nesta semana e deve continuar alta nos pr\u00f3ximos dias ","",""] (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

O frio que chegou a Cianorte na última sexta-feira (18) animou os lojistas, principalmente os dos setores de vestuário e calçados, que viram uma grande movimentação de clientes depois de um início de mês fraco. Antes do Dia das Mães, comemorado em 13 de maio, o volume de vendas estava abaixo do esperado e a expectativa para a chegada do frio era grande.

Segundo a gerente de uma loja de departamentos, Daiane Theodoro, as vendas melhoraram tanto que os estoques de inverno já estão acabando. “Desde o final da semana passada já percebemos uma grande melhora no fluxo de consumidores. O último sábado também foi muito bom e esta semana está ótima. Esperamos que o frio continue e que as vendas cresçam ainda mais.” Em relação ao ano passado, a loja teve um acréscimo de 20% nas vendas do Dia das Mães e agora está comemorando a procura por cobertores e blusas. 

A gerente de uma loja de calçados, Hilda Mendes, também está otimista com o frio, que já acrescentou bastante no faturamento do mês de maio. “Agora sim o pessoal está à procura de botas e tênis. Tivemos um 2017 bem fraco neste período e estamos conseguindo uma boa recuperação”, afirmou.

E o frio não para por aí. Nesta quarta-feira, 23, as temperaturas continuam baixas nas primeiras horas do dia, com previsão de 7°C de mínima e 22°C de máxima nos termômetros, de acordo com o Simepar. Na quinta-feira, 24, o Simepar prevê mínima de 11°C e máxima de 22°C.

O fim de semana deve ser de temperaturas mais elevadas, segundo o Simepar. No feriado de Corpus Christi, quinta-feira, 31, a previsão é de chuva moderada, assim como para sexta-feira, 1º de junho, e sábado, 2.

TEMPERATURA MAIS BAIXA DO ANO

De acordo com o Instituto Simepar, o domingo, 20, foi considerado o dia mais frio do ano em Cianorte. Nas primeiras horas, a temperatura mínima chegou a 7°C. Apesar da baixa temperatura, segundo o Simepar, não houve registro de geadas nas partes mais baixas da cidade, assim como na zona rural.

Conforme o instituto, desde sexta-feira, 18, a região de Cianorte vem registrando uma queda acentuada nas temperaturas mínimas. Na sexta-feira, por exemplo, a mínima foi de 18,7°C. Já no sábado, os termômetros marcaram 9,5°C nas primeiras horas da manhã.

A segunda-feira, 21, também foi de muito frio para quem vive em Cianorte. A mínima registrada na Capital do Vestuário foi de 7,1°C, a segunda mais baixa do ano. Ontem, 22, as temperaturas começaram a subir com a mínima registrada em 8,7°C.