Chapecoense confirma velório coletivo na Arena do Condá

Corpo do goleiro Danilo Padilha deve chegar no sábado em Cianorte para sepultamento, conforme previsões da Chapecoense; informação ainda não é certa

Reprodução / RBS TV
Coletiva de imprensa sobre velório da Chapecoense ocorreu nesta quinta (1º)

Dirigentes da Associação Chapecoense de Futebol confirmaram nesta manhã que o corpo dos jornalistas e jogadores da delegação da equipe serão velados de maneira coletiva no estádio Arena do Condá, casa do time catarinense. A informação foi dada durante coletiva de imprensa que acontece na sede da Chapecoenses, em Chapecó (SC).

De acordo com porta-vozes da Chape, todos os corpos de brasileiros serão trazidos para Chapecó e depois os que forem de pessoas de outras cidades serão encaminhados, como é caso do goleiro Danilo Padilha. Jogadores e jornalistas locais serão velados no gramado do clube.

Corpos devem chegar a Chapecó por volta do meio-dia de sexta, mas trata-se apenas de uma previsão. Pode ser que a chegada ocorra mais tarde. Levantamento preliminar mostra que 16 vítimas são de Chapecó.

A Chapecoense decidiu que torcedores ficarão na área de arquibancadas e cadeiras durante o velório coletivo na Arena Condá. Parentes e amigos mais próximos poderão se aproximar dos caixões. Estádio tem capacidade para 19 mil pessoas e acredita-se que 100 mil pessoas irão. Haverá telões do lado de fora.

Chegando ao aeroporto as urnas serão levada à arena da Chapecoense. Haverá um velório privado para familiares e amigos e depois um velório coletivo aberto à torcida. Ainda não se sabe o horário. Chapecoense está estudando uma forma de trazer para dentro da Arena Condá, de forma segura, o maior número de pessoas possível durante o velório coletivo.

O dirigente do Cianorte Futebol Clube e amigo da família de Danilo, Adir Kist, embarcou para Chapecó (SC) nesta quinta-feira (1) para acompanhar a chegada do corpo do goleiro ao Brasil. “O Danilo era acima de tudo um grande amigo. Ele contribuiu muito para o Cianorte e somos eternamente gratos”, disse Kist à Tribuna.

Todos os 71 mortos na queda do avião da Chapecoense foram identificados no Instituto Médico Legal de Medellín. O avião caiu perto da cidade colombiana de Medellín na madrugada de terça-feira, deixando, além de 71 mortos. Cinco corpos de nacionalidade boliviana devem ser levados na manhã desta quinta-feira para a Bolívia. Aviões Hércules do Brasil também devem chegar do Brasil para repatriar os corpos, informam as autoridades colombianas.

Todos os feridos estão estáveis e sem risco de morte. A Chape informou que está trabalhando nos preparativos do funeral. Os corpos estão em processo de preparação para serem transportados para o Brasil. Ainda não se sabe o horário.