Cidades

Cerimônia marca elevação do Corpo de Bombeiros de Cianorte

Unidade de Cianorte expande área de atuação e deixa de ser subordinada a Maringá
Descerramento da placa de elevação do Corpo de Bombeiros (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

A unidade do Corpo de Bombeiros de Cianorte foi oficialmente elevada a Subgrupamento Independente na manhã de ontem (5), em uma cerimônia que contou com a presença do comando dos Bombeiros do Paraná. O decreto foi assinado no dia 12 de novembro pela governadora Cida Borghetti e desvincula a sede local do 5° Grupamento de Maringá.

Com a mudança, o agora 4° Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) passa a atender situações mais complexas e amplia a área de atuação de 12 para 14 municípios, com uma população aproximada de 180 mil pessoas. O comandante da unidade, capitão Cezar Perdoncini, explicou as principais alterações. “Agora nós passamos a responder diretamente ao Corpo de Bombeiros de Curitiba. Além disso, haverá uma reestruturação do efetivo, em médio prazo, com a contratação de novos soldados, e isso levará a uma melhoria na qualidade do atendimento das ocorrências operacionais e também nos serviços de administração e prevenção.”

A cerimônia de elevação contou com a presença do assessor especial e representante da governadora, coronel Adilson Castilho; do comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Edemilson de Barros; do chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros do Paraná, tenente-coronel Ricardo Silva e do chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Antônio Zanatta Neto. Os militares fizeram o descerramento da placa de elevação de 2° SGB para 4° SGBI, juntamente com o prefeito Claudemir Bongiorno e com os deputados estaduais Jonas Guimarães e Tião Medeiros.

No evento, também foram entregues 70 móveis para o quartel, que representam um investimento de R$ 74 mil. Os objetos foram confeccionados com mogno apreendido pela Receita Federal.

O deputado estadual Jonas Guimarães destacou as conquistas locais no setor de segurança pública. “Primeiramente conquistamos a nossa microrregião, a Amenorte; com isso, tivemos a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar; também a 21ª Subdivisão da Polícia Civil; a Delegacia da Mulher; a Escola de Soldados... e hoje estamos aqui descerrando a placa do 4° Subgrupamento Independente, e sei o quanto trabalhamos para isso.” Ele também aproveitou para agradecer ao prefeito Bongiorno e à governadora Cida Borghetti.

Também prestigiaram a cerimônia os vereadores Victor Hugo Davanço, João Alexandre, Zezão e Santina Buzo; o comandante da 5ª CIPM, major José da Silva Neto e o subcomandante, capitão Cláudio Roberto Longo; o delegado Marino Marcelo de Oliveira, da 21ª SDP, e a policial civil Simone Ziliane, da Delegacia da Mulher; o comandante da PRE local, subtenente Antônio Sérgio Dinardi; o chefe de instrução do Tiro de Guerra, subtenente Waiber de Menezes, o sargento Rodrigo Bondezan, da Polícia Ambiental, e outros representantes de núcleos regionais, secretarias municipais e da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte. O ex-comandante da unidade, major Adriano Alves, também compareceu.