Mundo

Cerimônia de entronização marca oficialmente início de pontificado

PAPA FRANCISCO – Novo pontífice dá sinais que promoverá uma revolução na Igreja Católica

 

Será realizada hoje no Vaticano a cerimônia de entronização do Papa Francisco. O evento marca oficialmente o início do novo pontificado e contará com a presença de dezenas de chefes de estado e autoridades do mundo todo. Entre elas, a presidente Dilma Rousseff, que chegou a Roma no domingo.

Desde que foi escolhido Papa na semana passada, Francisco já demonstrou que gosta de quebrar protocolos e é avesso aos rituais com pompa. Não será diferente hoje, na missa de entronização, que deverá ser mais curta e simples do que manda a tradição. A leitura do Evangelho deixará de ser em latim — que vinha sendo valorizada por Bento XVI.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, alertou jornalistas que o texto da homilia que será distribuído por escrito será apenas um guia, já que Francisco costuma improvisar nas falas.

Após o início oficial do Pontificado, Papa Francisco começará a trocar o comando de cargos-chave na Igreja. O primeiro deles deverá ser o posto de Secretário de Estado, atualmente, ocupado por Tarcísio Bertone. O grande objetivo do Pontífice é formar um governo com nomes que representem uma renovação da Cúria.