Centro de Educação Profissional abre três novos cursos para 2018

Além do curso de Técnico em Vestuário, já ofertado desde 2015, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Cianorte também está com vagas abertas para outras três opções de cursos técnicos: Química, Vendas e Recursos Humanos (RH). As aulas são de segunda a sexta-feira no período noturno e devem começar em fevereiro do ano que vem.

Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de novembro, presencialmente na escola, que fica na rua Dom Pedro II, 1550, ao lado do campus da UEM. É necessário levar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de conclusão do ensino médio. Ao todo são ofertadas 140 vagas, sendo 35 para cada curso.

Segundo a diretora do CEEP, Claudete Jacomini, além de serem gratuitos, os cursos proporcionam diversas possibilidades. Como é profissionalizante e visa o preparo para o mercado de trabalho, todo curso técnico propicia o aprendizado rápido da profissão, com uma formação teórica e prática de competências técnicas específicas. Por isso, esta é uma ótima oportunidade para quem quer melhorar o currículo; mudar de atuação; encontrar emprego; ou pretende subir de colocação dentro do ambiente em que já trabalha, destaca.

CURSOS

O curso Técnico em Vestuário é o pioneiro do CEEP e já formou várias turmas de profissionais, que saem prontos para atuar em qualquer área do setor. O técnico em vestuário domina conteúdos e processos do segmento, supervisiona o processo de confecção do produto conforme padrões de qualidade e acompanha equipes de trabalho que atuam na produção. Também pode definir a sequência de montagem do produto, operar máquinas de costura industrial e equipamentos utilizados na indústria de confecção e avalia a viabilidade de

produção do produto. A duração é de um ano e meio e a carga horária total é de 1.440 horas/aula.

O Técnico em Química foi um dos cursos mais procurados pela população local no último ano, de acordo com a diretora. O profissional formado pode operar, controlar e monitorar processos industriais e laboratoriais, avalia atividades e controlar a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos, além de realizar amostragens, análises químicas, físico-

químicas e microbiológicas e desenvolve produtos e processos. No mercado local pode atuar em diversos tipos de indústrias químicas, como lavanderias e confecções. A duração é de dois anos e a carga horária é de 1408 horas/aula mais 67 horas de estágio obrigatório.

O curso Técnico em Vendas, da área de gestão e negócios, tem duração de um ano e oferece conteúdos de marketing, comércio exterior, economia e outros. O técnico em vendas pode atuar na área em qualquer empresa, pois adquire conhecimentos sobre produtos e serviços. É capaz de caracterizar o tipo de cliente e recolher informações sobre a concorrência e o mercado, também prepara, promove e efetua a venda de produtos e serviços, organiza o ambiente de venda e promove serviços de apoio ao cliente, buscando ampliar o público.

Da mesma área, o curso Técnico em Recursos Humanos também tem duração de um ano e carga horária de 800 horas. Forma profissionais habilitados para trabalhar com a gestão de

pessoas e documentos administrativos em empresas de qualquer segmento.

Mais informações pelo telefone 3631-9685, na secretaria da instituição ou pela página do facebook CEEP Cianorte. (Com informações da Assessoria PMC)

 

CEEP inicia primeira turma do curso de Assistente de Costura

Na última segunda-feira, 15 alunos de ensino médio de Cianorte e do distrito de Vidigal começaram a chamada Formação Inicial Continuada (FIC), um projeto tem a parceria do governo federal, através do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Os estudantes participam de aulas no contra turno e aprendem técnicas iniciais de uma profissão que podem seguir posteriormente.

O curso tem carga horário de 160 horas e dura aproximadamente dois meses. As aulas são de segunda a sexta-feira e os participantes recebem uma bolsa mensal para ajudar nas despesas com transporte. De acordo com a diretora do CEEP, Claudete Jacomini, é mais uma oportunidade aos alunos da região, que podem aprender as técnicas de uma profissão antes mesmo de terminar o ensino médio.