Cidades

Cemitério deve receber mais de 30 mil visitantes no Dia de Finados

Haverá horário especial de funcionamento nos dias 1º e 2 de novembro, das 7 às 19 horas
Cemitério de Cianorte deve receber mais de 30 mil visitantes no Dia de Finados (Foto: Martins Neto / Tribuna de Cianorte)

Celebrado no dia 2 de novembro, o Dia de Finados costuma ter movimentação intensa nos cemitérios de toda região. Em Cianorte, a prefeitura estima que mais de 30 mil pessoas compareçam ao Cemitério Municipal São Miguel para prestar suas homenagens aos familiares e amigos que estão sepultados nos 13 mil túmulos e jazigos existentes no local.

Nos dias normais, o horário de funcionamento do cemitério é das 8 às 17h30. Já nos dias 1º e 2 de novembro, sexta e sábado, o local terá horário especial para visitação, das 7 às 19 horas. Os túmulos mais visitados, de acordo com a prefeitura, são os do ex-prefeito Edno Guimarães e do ex-goleiro Danilo Padilha, morto no trágico acidente aéreo envolvendo a Chapecoense e que vitimou outras 70 pessoas em novembro de 2016.

No sábado, às 10 horas, haverá missa especial em homenagem aos finados. De acordo com a Paróquia São Vicente de Paulo, a celebração ocorrerá no interior do cemitério, nas proximidades do cruzeiro.

Os familiares que desejam realizar manutenções e reformas nos túmulos têm até o dia 29 para concluir os procedimentos. Já a limpeza pode ser feito nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro.

A Prefeitura de Cianorte orienta que é preciso estar atento quanto aos vasos de flores e outros adornos instalados ou colocados nos túmulos, pois os recipientes capazes de acumular água são proibidos, uma vez que servem de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

AMBULANTES

Os ambulantes que desejam trabalhar com vendas de produtos nos arredores do Cemitério Municipal São Miguel não precisarão realizar cadastro prévio. No entanto, segundo a prefeitura, algumas regras serão impostas em relação à delimitação dos espaços.

REGIÃO

O Dia de Finados também deve atrair milhares de visitantes nos cemitérios dos municípios da região. Em Terra Boa, cerca de sete mil visitantes são aguardados durante o dia todo no Cemitério Público Municipal, que possui aproximadamente três mil túmulos.

O local fica aberto 24 horas e as limpezas e manutenção devem ser realizadas até o dia 30. Também não haverá cobrança de taxas aos vendedores ambulantes.

No sábado, haverá duas missas em homenagem aos finados. As celebrações ocorrem às 8 e às 17 horas, na Paróquia São Judas Tadeu.

Em Jussara, o Cemitério Municipal deve receber cerca dois mil visitantes nos 2.300 túmulos. O prazo para limpeza e manutenções vai até o dia 1º. O horário de funcionamento do cemitério de Jussara no dia 2 será das 8 às 18 horas. O município também não cobra taxa de ambulantes. A venda de arranjos de flores, velas, vasos e diversos outros artigos serão realizadas pelos vicentinos.

No Cemitério Municipal de Rondon a prefeitura estima que cerca de seis mil pessoas passem pelo local no sábado. O horário de funcionamento no sábado será das 6 às 20 horas no cemitério local, que possui cerca de cinco mil túmulos. O prazo para limpeza a manutenções vai até o dia 30.