Educação

CEEP inicia novo curso técnico Mediotec com aula inaugural

Curso Técnico em Vestuário tem a primeira turma do programa na escola
(Foto: ARQUIVO)

O novo curso Técnico em Vestuário para estudantes do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) iniciou na última segunda-feira (11). Foram 30 alunos do segundo ano das escolas de Cianorte e Vidigal que iniciaram o curso. A abertura feita pela diretora professora Claudete Jacomini e pelo chefe do Núcleo Regional da Educação (NRE), Carlos Destéfano.

Esta é a primeira turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Mediotec) no CEEP. O curso tem duração de um ano e meio, os alunos ganham todo material e uma bolsa de R$120 por mês.

O técnico é voltado para estudantes matriculados a partir da 2ª série do Ensino Médio, os alunos estudam o ensino regular de manhã e no período da tarde participam do curso. Além disso, as disciplinas são voltadas à prática da profissão e preparam os alunos para o mercado de trabalho.

No Paraná, são 840 alunos em 24 instituições de 17 municípios que iniciaram as aulas na última segunda-feira (11) pelo programa. Além disso, neste ano, foram abertas 28 turmas de 30 alunos pelo Pronatec/Mediotec no Estado. O número é mais que o dobro autorizado no ano passado, em 2018 foram 13 turmas.

Para a diretora do CEEP, Claudete Jacomini, o curso é uma opção para quem procura sair do ensino médio com uma profissão, o curso é voltado especialmente para o mercado de trabalho da região. “Todos os cursos proporcionam aprendizado rápido e uma formação teórica e prática de competências técnicas específicas. O curso traz a oportunidade de sair da escola com uma formação”, afirma a diretora.

Em Cianorte existem apenas dois cursos que participam do programa. Além do Técnico em Vestuário, o Técnico em Administração, do Colégio Estadual Cianorte também oferece bolsa auxílio mensal para os alunos de ensino médio. É necessário ter entre 15 e 21 anos e estar cursando o ensino médio, são 30 vagas em cada turma. As inscrições foram feitas em fevereiro.