Educação

CEEP abre inscrições para ano letivo de 2019

O CEEP conta com laboratórios e equipamentos especializados (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

As inscrições para os cursos ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Cianorte no ano que vem já estão abertas. Ao todo, são 140 vagas para ensino técnico e 70 para ensino médio profissionalizante, sendo 35 por turma. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas até 14 de novembro na secretaria acadêmica.

Para os cursos técnicos, os interessados também podem se inscrever pela internet, no site www.inscricao.ceepcianorte.com.br. Para a matrícula, é necessário levar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de conclusão do ensino médio. O CEEP fica na Rua Dom Pedro II, 1550, ao lado do campus da UEM.

Em 2019, o CEEP vai manter as quatro opções de cursos técnicos deste ano: Vestuário, Química, Vendas e Recursos Humanos (RH). As aulas são de segunda a sexta-feira no período noturno e devem começar em fevereiro. A duração varia entre um e dois anos. Para cursar, é necessário ter concluído o ensino médio.

Para a diretora do CEEP, Claudete Jacomini, os cursos são ótimas opções para quem procura uma formação rápida e prática, voltada especialmente para o mercado de trabalho da região. “Todos os cursos proporcionam aprendizado rápido e uma formação teórica e prática de competências técnicas específicas. Eles são uma oportunidade para quem quer melhorar o currículo; mudar de atuação; encontrar emprego; ou pretende subir de colocação dentro do ambiente em que já trabalha”, afirma.

O ensino médio profissionalizante, iniciado em 2018, tem duração de quatro anos e oferece duas opções de formação: Vestuário e Química. Os cursos também são gratuitos e voltados aos estudantes que já terminaram ou estão terminando o 9° ano do ensino fundamental e buscam uma formação técnica aliada ao ensino médio. As aulas são no período matutino, das 7h30 às 12 horas e também devem começar em fevereiro do ano que vem.

CURSOS TÉCNICOS

O curso Técnico em Vestuário é ofertado pelo CEEP desde 2015 e já formou várias turmas de profissionais, que saem prontos para atuar em qualquer área do setor. A duração é de um ano e meio e a carga horária total é de 1.440 horas/aula.

O curso Técnico em Vendas, da área de gestão e negócios, tem duração de um ano e oferece conteúdos de marketing, comércio exterior, economia e outros. O técnico em vendas pode atuar na área em qualquer empresa, pois adquire conhecimentos sobre produtos e serviços.

O Técnico em Química é um dos cursos mais procurados. O profissional formado pode operar, controlar e monitorar processos industriais e laboratoriais, avaliar atividades e controlar a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos, além de realizar amostragens e análises e desenvolver produtos e processos. A duração é de dois anos e a carga horária é de 1408 horas/aula, mais 67 horas de estágio obrigatório.

O curso Técnico em Recursos Humanos forma profissionais habilitados para trabalhar com a gestão de pessoas e documentos administrativos em empresas de qualquer segmento. Além disso, é preparado para executar atividades de capacitação e desenvolvimento de pessoas. A duração de é um ano e carga horária é de 800 horas.

Quem tiver dúvidas ou precisar de mais informações pode entrar em contato com a instituição pelo telefone (44) 3631-9685 ou acessar a página do Facebook ‘CEEP Cianorte’.