Cidades

Católicos comemoram Dia de Nossa Senhora Aparecida com peregrinação

Peregrinos no trajeto da caminhada realizada em 2016, no Dia de Nossa Senhora Aparecida (Foto: ANDERSON THEODORO)

O feriado desta quinta-feira (12) é motivo de celebração para os católicos brasileiros. A data representa os 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba, próximo à cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, e marca o dia da santa, considerada padroeira do Brasil. Em Cianorte, a tradicional caminhada até o distrito de Vidigal será realizada pela sexta vez.

Os fiéis devem se reunir às 5h30 da manhã, em frente ao Santuário Eucarístico Diocesano – Paróquia Nossa Senhora de Fátima para iniciar a peregrinação até o distrito. Este ano, não é necessário se inscrever antecipadamente. A Secretaria Paroquial orienta que os participantes levem água e comida e estejam com calçados confortáveis, de preferência próprios para a prática de exercícios. O percurso de 13 km será acompanhado por ambulâncias, pela Polícia Militar e também por um ônibus, que vai levar as pessoas que não conseguirem concluir o trajeto a pé.

A carreata sairá da frente da igreja às 9 horas e a missa está marcada para às 10 horas, na Capela Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Vidigal. Haverá transporte para o retorno dos peregrinos após a missa.

A outra celebração comemorativa será as 19 horas, na Igreja Matriz, em Cianorte. A programação das outras paróquias locais deve ser informada pelas secretarias.