Saúde

Casos de dengue chegam a 99 no distrito de Vidigal

Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte calcula, ao todo, 128 casos no município
Vidigal já registra 99 casos confirmados de dengue (Foto: Martins Neto / Tribuna de Cianorte)

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que Cianorte já registrou 128 casos confirmados de dengue desde agosto, quando o novo período sazonal da doença foi iniciado. Deste total, 99 foram computados no distrito de Vidigal, que vive uma epidemia da doença.

Diversas ações estão sendo realizadas no distrito com o objetivo de combater o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da doença. No mês passado, inclusive, uma força tarefa das secretarias municipais de Serviços Públicos, Saúde e Meio Ambiente resultou no recolhimento de cerca de 60 toneladas de lixo no distrito. 

SESA REFORÇA AÇÕES

As 22 Regionais de Saúde do Estado apoiam nesta semana a intensificação das ações de prevenção e combate à dengue em todos os municípios do Paraná. A mobilização começou na segunda-feira, 2, e se estende até este sábado, 7, quando acontece também o “Dia D”.

As atividades antecedem o período de maior ocorrência da dengue, que é o verão, e são focadas na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue; 12 municípios do estado estão em situação de alerta e oito já vivem epidemia da doença com uma morte confirmada, no final do mês passado, e outra em investigação no município de Nova Cantu, região Centro-Oeste.

As equipes das Regionais de Saúde forneceram, anteriormente, apoio técnico tanto para os eventos como para as atividades práticas de remoção de focos e manejo clínico da dengue. Para os eventos desta semana, a Sesa também encaminhou 2 milhões de folderes para as Regionais Saúde distribuírem junto aos 399 municípios.

“Nossas ações de prevenção são contínuas e, por meio das Regionais de Saúde, apoiamos e participamos durante o ano inteiro das ações que as secretarias municipais realizam para combater a dengue. Sabemos que 72,9% dos criadouros do mosquito ainda estão nos domicílios, nos recipientes que acumulam água parada e são passíveis de remoção. Precisamos urgentemente da participação da população para eliminação dos focos, acabando com o ciclo de proliferação. Este hábito deve ser diário, independente da temporada”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

O Paraná registrou nesta semana 1.869 casos confirmados de dengue e mais de 12 mil notificações para a doença. Este monitoramento começou em 28 de julho deste ano. (Com informações da Sesa)