Casamento civil coletivo terá participação de 209 casais

O clima de expectativa tomou conta do Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori na noite de quinta-feira (19). Isto porque, os representantes dos órgãos responsáveis pelo Programa Justiça no Bairro reuniram os 209 casais, de Cianorte e dos outros 11 municípios que pertencem à Amenorte, que tiveram suas inscrições homologadas para o casamento civil coletivo, que será realizado no sábado (28), às 18h, no Complexo Esportivo da Unipar. O encontro serviu para passar informações e dicas sobre o cerimonial, bem como para esclarecer as dúvidas dos participantes.

O casamento civil marca o início de uma nova história, até mesmo para os casais que convivem há um bom tempo na informalidade, pois passarão a desfrutar de uma união regulamentada pela lei, com base na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges. Tenho certeza de que é um sonho que está sendo realizado, por isso não estamos medimos esforços para que seja uma ocasião maravilhosa, destacou Fátima Bongiorno, primeira-dama de Cianorte e presidente de honra do Provopar.

Nesse sentido, a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unipar, Giovana Mioto de Moura, lembrou que as noivas terão serviços de beleza à disposição, realizados gentilmente por professores e acadêmicas, conforme agendamento. Esse é um momento marcante para a vida de todas vocês. Por conta disso, nossa equipe contribuirá para que todas se sintam ainda mais lindas, disse.

Segundo a técnica de atividade do Sesc, Adriana Cristina do Vale, não há exigências quanto às roupas e nem restrições sobre o número de convidados. No entanto, por ser uma ocasião tão significativa, incentivamos o uso dos trajes característicos dos noivos, como terno e vestido, além do convite aos familiares e amigos para que prestigiem o momento, pontuou. Orientações sobre os procedimentos a serem realizados no dia como, por exemplo, horário de chegada, emissão das certidões, entrada e disposição dos casais, participação de pajens, bênção ecumênica, entre outras, também foram prestadas pela técnica.

A reunião também contou com a participação da primeira-dama de Rondon, Nanci Valotto; das servidoras Adriana Dias e Maria Zélia Pietraroia, da Secretaria Municipal de Assistência Social; da gerente da unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), Thainá Costa; e técnicos de outros municípios participantes.