Cartório Eleitoral vai atender no final de semana para recadastramento biométrico

O prazo para que os eleitores de Cianorte e região façam o recadastramento biométrico obrigatório termina no dia 25. Há apenas uma semana do término, 23.700 pessoas ainda não comparecem ao Fórum Eleitoral para o atendimento. Diante disso, o local vai abrir nestes sábado e domingo (19 e 20), das 9 às 18 horas. O objetivo é estender o funcionamento àqueles que não conseguem ir durante a semana por motivos de trabalho ou que não conseguem se deslocar das cidades da região.

Do total de eleitores que ainda não estão regularizados com a Justiça Eleitoral, 18 mil são de Cianorte, o que representa cerca de 33% do total, considerando o eleitorado de 2014. Do total de 20 mil eleitores da região – Indianópolis, São Tomé, Japurá, Jussara e São Manoel do Paraná – o percentual de pessoas que ainda precisam fazer a biometria é de 28%.

Muitas pessoas não pretendem fazer o procedimento porque não querem votar nas próximas eleições, mas as consequências vão além do cancelamento do título de eleitor. Vale destacar que, para além de um dever o voto é direito do cidadão em participar das decisões políticas, sendo a melhor arma no combate a políticos desinteressados da coletividade, corruptos e com desvio democrático, afirma o juiz eleitoral Bruno Henrique Golon.

Desde o início deste mês não há mais agendamentos prévios para o recadastramento e o atendimento é por ordem de chegada, mas o número de pessoas atendidas por dia pelo cartório eleitoral ainda está muito abaixo do esperado. Na tarde desta quinta-feira, por exemplo, o local estava vazio.

A capacidade de atendimentos do cartório eleitoral de Cianorte é de 800 por dia, mas o número não chega a 500. O recadastramento é simples, e dura de 15 a 20 minutos. O atendimento no guichê envolve a atualização dos dados cadastrais, a captura de uma foto e o registro das digitais. É necessário levar comprovante de residência, documento pessoal e título de eleitor. A sede do Fórum Eleitoral de Cianorte fica na avenida, Goiás, 51, próximo a prefeitura e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Para acompanhar o movimento e as notícias locais sobre o assunto, acesse a página do facebook Recadastramento biométrico de Cianorte.

A meta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) é que ao menos 85% dos eleitores votem nas eleições de 2018 utilizando a biometria. Por isso, todos – inclusive os maiores de 70 anos, que têm voto facultativo – foram convocados para o recadastramento.

CONSEQUÊNCIAS

O eleitor que não cumprir com esta obrigação eleitoral terá o título cancelado e dentre outras questões não poderá:

a) se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
b) receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço delegado, como aposentadoria e Bolsa Família, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
c) obter passaporte ou carteira de identidade;

d) participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;

e) obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

f) renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

g) praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;

h) obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004;

i) obter qualquer documento nas repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

– Juiz eleitoral da 88ª ZE, Bruno Henrique Golon.

OUTRAS REGIÕES

Em Umuarama, cerca de 40% dos eleitores ainda não fizeram a biometria. O Fórum Eleitoral tem atendido cerca de quatro mil eleitores por semana, uma média aproximada de 800 pessoas por dia. Até a última segunda-feira (14) haviam sido realizadas 47.356 revisões, índice que representa 60% do eleitorado da cidade e região. O número de eleitores inscritos que ainda precisam fazer o recadastramento é de 29.677. O prazo final para a região é 22 de setembro. Neste final de semana, o cartório eleitoral de Umuarama também vai atender.

Em Paranavaí, o prazo se encerrou no último dia 11. Como em outras regiões, a maioria dos eleitores deixou para a última hora e enfrentou mais de oito horas de fila. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Umuarama)