Carreata reforça convite para o Dia D de vacinação contra Sarampo e Polio

Na tarde desta sexta-feira (17), uma carreata no centro de Cianorte chamou a atenção dos moradores para uma oportunidade especial direcionada à prevenção de doenças que voltaram a ameaçar o país. O Dia D de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite acontece neste sábado (18), das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A imunização é destinada a crianças de um até cinco anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente, e adultos que não tomaram a vacina de Sarampo na infância.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a mobilização foi necessária devido à baixa procura registrada nas UBSs durante a Campanha de Vacinação, que acontece desde o dia 06 e segue até 31 de agosto. Até o momento, pouco mais de 37% das crianças, que pertencem ao público-alvo, receberam as doses. Esse quadro nos preocupa, pois a vacinação é uma das formas mais eficazes que temos para evitar que essas doenças voltem a circular, alega a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloísa Dantas.

O Sarampo, atualmente, registra surto em dois estados brasileiros – Amazonas e Roraima -, e a Poliomielite, apesar de ter sido erradicada no território nacional em 1990, ainda tem seu vírus presente na Nigéria, Paquistão e Afeganistão. O trânsito frequente de pessoas entre as diferentes regiões pode favorecer o contato com alguma dessas doenças e, por isso, não dá pra descuidar. É preciso manter sempre manter a situação vacinal em dia, afirma Heloisa.

Para receber a vacina, as crianças devem apresentar a caderneta de vacinação e os adultos, os documentos pessoais. Quem, por ventura, não conseguir aproveitar o horário especial do sábado para se regularizar, deve procurar a UBS mais próxima durante o experiente convencional – de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.